15 de fevereiro de 2017

Audiência Pública debate projeto de implantação do Instituto Rural da UNIFAP

Apresentação do Eng. Agr. Aderaldo Gazel durante a audiência. Foto: Aderaldo Gazel

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amapá - CREA-AP, representado pelo Conselheiro Regional, Engenheiro Agrônomo Aderaldo Batista Gazel Filho, participou na última sexta-feira (10), de uma Audiência Pública para debater o projeto de instalação de um Instituto Rural da Universidade Federal do Amapá – Unifap, no campus universitário de Mazagão-AP. A audiência foi articulada pelo Dep. Estadual Dr. Furlan e contou a participação de Deputados Federais, Vereadores, representantes do Governo do Estado do Amapá, Prefeitura de Mazagão, profissionais do setor primário, dentre outros.

Durante a fala do CREA-AP, o Eng. Agr. Aderaldo Gazel realizou uma apresentação intitulada “Agronomia: Histórico, Legislação e Atuação Profissional”, no qual se abordou o surgimento e cronologia da Agronomia no Brasil, sua Legislação, a atuação do Eng. Agrônomo, bem como a modalidade Agronomia no Sistema Confea/Crea.

No decorrer do evento, a Unifap informou que precisaria investir aproximadamente R$ 70 milhões para a execução do projeto, para viabilizar a implantação dos cursos de graduação em Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia, assim como a construção de um prédio com salas de aula e laboratórios, do hospital e de uma fazenda-modelo.

Além do CREA-AP, diversos setores organizados e órgãos do poder público já se comprometeram em contribuir para a implantação do projeto, tais como: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá - IFAP, Embrapa Amapá, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - Sebrae, Assembleia Legislativa do Amapá - ALAP, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária - Incra, Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá - Iepa, Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá  - Rurap, Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado do Amapá - Aprosoja, Prefeitura de Mazagão, Governo do Estado do Amapá, Associação dos Pecuaristas do Amapá, Associação de Agricultores, Associação dos Médicos Veterinários do Estado do Amapá e a ONG Anjos Protetores.

*Foto Destaque: Rafael Pontes Lima