28 de agosto de 2017

Confea promove seminário dirigido às comissões eleitorais dos Creas

Mesa de boas-vindas (da esq. p/ dir: Carlos Batista das Neves, Alessandro José Machado, Edson Alves Delgado e Afonso Bernardes)

As Resoluções 10211022 1056 nortearão as eleições do Sistema Confea/Crea e Mútua, marcadas para 13 de novembro próximo. E para esclarecer todas as dúvidas e tornar o processo cada vez mais transparente, o Confea promove, nesta segunda-feira (21) e terça-feira (22), em Brasília, o Seminário Eleitoral Federal do Sistema Confea/Crea e Mútua.


Este ano, com a alteração de calendário, uma novidade marca o processo eleitoral: de uma só vez serão eleitos os presidentes do Confea e dos Creas (27); 27 Diretores-Gerais e 27 Diretores Administrativos das Caixas de Assistência dos Profissionais dos Creas (Mútua);  um conselheiro federal pelo Acre - Modalidade Civil; um conselheiro federal por Alagoas - Modalidade Industrial; um conselheiro federal pelo Amapá - Grupo Agronomia; um conselheiro federal pelo Rio de Janeiro - Modalidade Elétrica; um conselheiro federal por Sergipe - Grupo Agronomia. As  urnas eletrônicas vão ser liberadas pelos Tribunais Regionais Eleitorais a fim de que os profissionais registrados no Sistema Confea/Crea e Mútua possam eleger suas novas lideranças, conferindo maior celeridade ao processo eleitoral.


Palestras


Doutora em Direito destacou a relevância da ética nas eleições


No primeiro dia houve três palestras para subsidiar os participantes. Pela manhã, a mestre e doutora em Direito Marilda de Paula Silveira falou sobre “Ética nas Eleições”. No período da tarde, o secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Giuseppe Janino, palestrou sobre a “Segurança do Voto Eletrônico” e apresentou dados sobre o sistema de votação brasileiro. “Há 25 anos o processo eleitoral era manual, com intervenção humana, ou seja, sujeito à lentidão, a falhas. Houve então um investimento em tecnologia e hoje a nossa eleição é a mais informatizada do mundo”, destacou Janino. Veja a palestra

Especialista em Direito Político e Eleitoral falou de condutas vedadas

Já o advogado especializado em Direito Político e Eleitoral Ricardo Porto explanou sobre “Condutas vedadas e o abuso de poder nas eleições”. Em sua explanação, o palestrante apontou as semelhanças das Resoluções que regem as eleições do Sistema com o que está disciplinado no direito eleitoral. “Registros de candidaturas, impugnações, inelegibilidade, abuso de poder econômico aplicados aqui [no Sistema] são os mesmos utilizados para as eleições do país; isso traz mais confiabilidade ao processo”, afirmou o advogado. Confira a íntegra da palestra.


Reunindo cerca de 90 participantes, entre conselheiros e assistentes das comissões eleitorais dos Creas e da Mútua, além de conselheiros federais integrantes da Comissão Eleitoral Federal, o evento segue até terça-feira (22), quando os participantes vão debater os Regulamentos Eleitorais do Sistema Confea/Crea e Mútua.


Confira o calendário eleitoral 
Regulamento eleitoral  
Acesse os formulários, editais e outros documentos

 

 

Maria Helena de Carvalho e Fernanda Pimentel
Equipe de Comunicação do Confea

Leia Também

CREA-AP NAS REDES SOCIAIS

Av. Raimundo Álvares da Costa, Nº 1597 - Central
Cep: 68.900-915 - Macapá/AP
Telefone/Fax: (96) 3223-0318 / 3223-4008 / 3222-3555

Horário de atendimento ao Público

Das 08:00 às 12:00
        14:00 às 18:00

Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amapá