28 de março de 2019

Presidentes dos Creas da Região Norte se reúnem em Macapá.

Teve início na manhã desta quinta-feira (28), no Plenário do Crea-AP, em Macapá-AP, a primeira reunião ordinária do Fórum de Presidentes dos Creas do Norte - CREANORTE. A mesa foi composta pelo Presidente do Crea-AP e anfitrião do evento, Eng. Civil Edson Kuwahara, e pelo Presidente do Crea-AM e Coordenador do CREANORTE, Eng. Civil Afonso Luiz Costa Lins Júnior.

Durante a abertura da reunião, o Governador do Estado do Acre, Gladson Cameli, que encontra-se na cidade participando do 17º Fórum de Governadores da Amazônia Legal, se fez presente para saudar todos os presidentes dos Creas, bem como se solidarizar com as demandas inerentes à engenharia e a agronomia do norte do Brasil.

Pauta

MP Nº 873/2019

A emenda parlamentar, proposta pelo Dep. Federal Tiago Mitraud (NOVO-MG), que altera a Medida Provisória nº 873/2019, para desobrigar os profissionais de pagar anuidades e taxas aos conselhos de regulamentação e fiscalização profissional, foi tema inicial nas discussões durante a reunião. O Presidente do Crea-AP, Eng. Civil Edson Kuwahara, pontuou que será realizada uma ação parlamentar no próximo mês, em Brasília-DF, com as lideranças do Sistema Confea/Crea, com o intuito de defender a não aprovação da MP.

CEP

Os presidentes também discutiram os preparativos para a realização dos microrregionais, bem como dos Encontros Estaduais de Profissionais – CEP, em seus respectivos Estados. A Presidente do Crea-AC, Carminda Pinheiro, informou que os trabalhos da Comissão Organizadora Regional do 10º CEP do Crea-AC já encontra-se em andamento e que o plano de trabalho já foi desenvolvido.

O evento contou com a participação dos seguintes presidentes: Afonso Luiz Costa Lins Júnior, Presidente do Crea-AM, Edson Kuwahara, Presidente do Crea-AP, Carlos Xavier, Presidente do Crea-RO, Marcelo Maia, Presidente do Crea-TO, Carminda Pinheiro, Presidente do Crea-AC, Carlos Milhomem, Presidente do Crea-PA, Wolney Costa, Presidente do Crea-RR. Estiveram presentes os seguintes convidados: Fernando Santos, Diretor Geral da Mútua-AP; os presidentes de entidades, Charles Reis, AEFA, Moisés Araújo, AEATA, Elias Correa, SENGE/AP, Francisco França, IBAPE/AP e Jorge David, CEAAP.