Acesso em 30/09/2022 às 05h39.

Eleições 2017: nota de esclarecimento

11 de dezembro de 2017, às 17h04 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amapá – Crea-AP, vem a público esclarecer que o debate entre candidatos a Presidente do Crea-AP, programado e organizado pela emissora Band (Macapá), no dia 09-12-2017, não teve anuência deste Conselho.

Esclarecemos ainda que as eleições do Sistema Confea/Crea e Mútua, em todas as fases do certame, devem atender ao regulamento eleitoral aprovado pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia – CONFEA, por meio das Resoluções 1.021 e 1.022, de 2007, e, no que couber, nas demais legislações aplicáveis, em especial quanto a realização de debates.

Outrossim, a Comissão Eleitoral Regional – CER/AP, bem como a Direção do Conselho, somente tomaram conhecimento do referido evento no dia 07-12-2017, quando os candidatos Eng. Civ. Edson Kuwahara e Eng. Civ. Eduardo Moura, protocolizaram requerimento solicitando informações sobre a realização do debate.

Assim, e por não ter havido qualquer informação prévia quanto as suas regras, dinâmica e da própria realização do debate, notificamos os candidatos que requereram informações, comunicando-os que o referido evento não possuía autorização deste Regional, bem como notificamos a emissora Band (Macapá), por meio do Ofício nº. 512/2017-GABPRES/CREA-AP. Importa ressaltar ainda que no dia 08-12-2017 (feriado) foram realizadas pela CER/AP, diversas tentativas de contato com a organização do evento, sem sucesso, e cujas ligações não obtivemos retorno.

Por fim, reiteramos o compromisso da Direção do Crea-AP, bem como da CER/AP, no cumprimento do regulamento eleitoral, adotando toda e quaisquer providências de forma a garantir a lisura e transparência de todo processo eleitoral.

Atenciosamente,

Diretoria do Crea-AP