Clicky
Marca do Crea-AP para impressão
Disponível em <https://creaap.org.br/noticia_antiga_1257/>.
Acesso em 07/07/2022 às 14h24.

Dia do Geólogo

30 de maio de 2018, às 8h31 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amapá (Crea-AP), parabeniza todos os profissionais Geólogos que são responsáveis por estudar a origem, a estrutura, a composição e as transformações da crosta terrestre. 

 

O que faz um Geólogo?


Esse profissional realiza levantamentos geofísicos e geológicos, por meio da análise, da coleta e da interpretação dos dados e do gerenciamento das amostras. Ele faz o acompanhamento de estudos ambientais, elabora mapas e realiza a fiscalização de serviços para exploração de minas.

 

É uma carreira que necessita de estudos contínuos, pois o geólogo deve conhecer as estruturas da crosta terrestre em sua totalidade, por meio dos processos que desencadearam a sua formação.

 

Um dos principais benefícios da Geologia é o seu campo de atuação: a Terra é o laboratório de estudo. Esse é um fator que chama a atenção de muitas pessoas que desejam trabalhar ao ar livre e em locais diversos.

 

Além disso, o profissional desse campo pode ter sua ação direcionada para uma determinada área, pois o campo de atuação é imenso. O geólogo pode, por exemplo, estudar métodos para obtenção de riquezas minerais em determinados locais, fazer avaliações do meio ambiente com o intuito de auxiliar na prevenção de terremotos, inundações e erosões ou ainda atuar na prospecção de gás natural e de petróleo.

 

Mas não é somente em previsões sobre o meio ambiente que o geólogo pode atuar! Uma das principais funções desse profissional é fazer a análise de fósseis e minerais, além de estudar a topografia dos terrenos, com o objetivo de encontrar sinais de outras civilizações que ali viveram. Ele deve acompanhar e localizar explorações de jazidas de minério, podendo ser contratado por órgãos governamentais ou atuando como profissional autônomo.

 

Uma das atuações mais importantes do geólogo é em grandes obras de infraestrutura, como linhas de metrô, hidrelétricas, barragens, viadutos, pontes e túneis. Sua função é analisar o solo e as rochas, elaborando um estudo de impacto ambiental sobre a viabilidade desses projetos.

 

 

Referências: http://blog.unimonte.br/o-que-faz-um-geologo/