Diálogos online conectam profissionais em período de isolamento social.
5 de maio de 2020, às 20h28 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BA), em parceria com entidades do setor, investiu recentemente em uma iniciativa para informar e manter conexão entre os profissionais da Engenharia, Agronomia e Geociências, durante o isolamento social, necessário para prevenir a população do coronavírus. É o Diálogos que Conectam, um projeto com palestras sobre conteúdos técnicos e de qualidade, veiculadas ao vivo pelo Youtube do Crea-BA.
Para o dia 12 de maio, por exemplo, está agendada a palestra online sobre “Gestão de manutenção em condomínios”, a ser ministrada pelo engenheiro eletricista Cláudio Celino. A conferência pretende orientar os profissionais que desejam atuar na área de gestão de propriedade urbana. Entre outros pontos, serão abordados: normas ou leis, responsabilidade do síndico e do profissional, vida útil da edificação, inspeção predial, elaboração de um plano de manutenção. “Farei uma abordagem explicando o passo a passo de como começar a gestão de manutenção para ajudar profissionais e estudantes que pretendem trabalhar na área”, observa o palestrante do evento virtual realizado em parceria com Instituto Brasileiro Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia da Bahia.
Já para o dia 14, um tema contemporâneo: “Empresas do futuro: a maior mudança será tecnológica ou humana?”. É esse questionamento que a psicóloga Fernanda Botecchia irá abordar durante o diálogo promovido em conjunto com a Associação Brasileira dos Engenheiros Civis.
A psicóloga com atuação corporativa em Gestão de Pessoas e especialista em Gestão Empresarial e em Formação de Líderes, fala sobre a importância desse debate, especialmente nesse período de isolamento social: “Será que sabemos ao certo o que iremos fazer do nosso futuro? Esse período de quarentena nos convida a revisitar o que acreditamos e alinhar os nossos comportamentos, as tecnologias já existentes. Então, por isso o tema. Ter esse diálogo irá nos ajudar nesse processo”, salienta.
Fernanda também frisa o convite para a transmissão ao vivo e faz um pedido: “Como o projeto [Diálogos que Conectam] propõe diálogo, mas não estaremos presencialmente juntos, eu sugiro que mandem perguntas e dúvidas sobre o tema [no direct do Crea-BA – Instagram] que terei o maior prazer de lê-las e respondê-las durante a nossa transmissão”, completa a palestrante.
Os interessados em participar podem acessar o canal do Crea-BA no Youtube ou obter mais informações sobre as palestras no site www.creaba.org.br e no Instagram @creaba.
Confira o calendário de palestras online:
6 de maio, às 19h30 – Qual o nosso papel na construção de Cidades Inteligentes? (Geógrafa Grazielle Carvalho)
18 de maio, às 18h – O projeto de proteção contra incêndio e pânico, contrato de seguros e a covid-19 (Inalvaro Soares e Nelson Uzêda)
21 de maio, às 18h – Por que marquises colapsam? (José Neto)
25 de maio, às 18h – Vistorias técnicas x Inspeção Predial – Conceitos, Definições, Procedimentos Normativos e Aplicações (Arival Cidade)
28 de maio, às 18h – Isolamento e Trabalho responsável: como minimizar os impactos da covid-19 (Engenheiro de minas Paulo Misk) – live no Instagrat
02 de junho, às 18h – Engenharia 4.0 (Engenheiro cartógrafo Miguel Pedro Silva Neto)
05 de junho, às 18h – Progresso do Brasil na Engenharia Clínica (Engenheiro eletricista Bruno Mota) – Live no Instagram
Já as palestras transmitidas desde a estreia, no dia 13 de abril, podem ser encontradas no Youtube do Crea-BA e assistidas a qualquer tempo. Os debates abordaram temas como “Desafios da Engenharia Clínica no combate à covid-19” e “Como organizar as finanças no momento atual”. Clique aqui para assistir aos temas já ministrados.
Equipe de Comunicação do Confea
Com informações da Ascom Crea-BA