Acesso em 24/06/2022 às 20h33.

Crea-AP participa de encontro virtual sobre o Programa Rede Amazônia

29 de março de 2021, às 13h39 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

No dia 05 de março, sexta-feira, o Presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amapá (Crea-AP), Eng. Civil Edson Kuwahara, participou do encontro virtual sobre o Programa Rede Amazônia: Morar, Conviver e Preservar, que trata-se de um projeto para regularização fundiária de municípios da Amazônia Legal, realizado pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e Ministério do Desenvolvimento Regional e Coordenado pela Comissão de Regularização Fundiária (CRF) da UFPA.

O projeto foi apresentado pela Coordenadora Estadual do Projeto Profª Danielle Guimarães da UNIFAP, com o objetivo de propor parcerias com órgãos e entidades envolvidas com a temática.

Segundo o Presidente Edson Kuwahara, a construção dessa parceria permitirá ao Crea-AP integrar a uma rede de debates e boas práticas para discutir e colaborar, por meio de seus profissionais da engenharia, da agronomia e da geociências, na temática da regularização fundiária e na prevenção de conflitos de natureza socioambiental, habitacional e sanitária.

Sobre o Programa

O Programa Rede Amazônia é formado por instituições de ensino superior e de gestão pública dedicada ao fomento e difusão de experiências e expertises em políticas públicas, alternativas e gratuitas, de Assistência Técnica e Tecnológica aplicadas à regularização fundiária urbana, articulada com medidas de prevenção de conflitos e melhorias de naturezas socioambiental, habitacional e sanitária.

O Programa de implantação da Rede Amazônia, – aprovado pela Faculdade de Engenharia Ambiental (FAESA), vinculado ao Instituto de Tecnologia (ITEC) da Universidade Federal do Pará/UFPA – conta com aporte de recurso financeiro da Secretaria Nacional de Habitação do Ministério do Desenvolvimento Regional, por meio de Termo de Execução Descentralizada, nº 03/2019, sob gestão financeira da Fundação de Desenvolvimento e Amparo à Pesquisa (FADESP).

Atualmente, a Rede tem a coordenação cooperada que envolve a participação de 61 membros, entre docentes, técnicos, discentes e colaboradores da Comissão de Regularização Fundiária, da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Sanitária e Ambiental, do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, Instituto de Ciências Jurídicas, Centro de Tecnologia de Informação e Comunicação. Contamos com 09 Coordenações Estaduais, que reúnem 12 instituições de ensino superior, abrangendo 150 integrantes entre professores coordenadores, estudantes e colaboradores. Mobilizamos 32 organizações governamentais e da sociedade civil, das quais 10 instituições já assinaram adesão ao Programa.

Acesse o Portfólio da Rede Amazônia

Acesse o site do Projeto: https://www.projetoredeamazonia.com/

Texto: Bruno Américo – (Gabinete/Crea-AP)