Acesso em 25/09/2022 às 15h29.

CREA/RN programa ações para a Semana do Meio Ambiente

19 de maio de 2006, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

O Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Rio Grande do Norte (CREA/RN), através da Comissão Permanente de meio Ambiente, está prepara para o início de junho, a Semana de Meio Ambiente. A programação começa no dia 06, às 18h30, no auditório da instituição, com presença de representantes de várias instituições públicas e científicas.

O evento tem como objetivo debater a questão ambiental do Rio Grande do Norte, buscando alternativas para o uso racional da água e a preservação dos mananciais. A primeira conferência, no dia 06, será sobre o tema, A água na Cidade do Natal – situação atual e perspectivas, com exposição por Elmo Marinho e apresentação de um documentário da AGERN. Em seguida haverá um debate com representantes da Semurb, Serhid, UFRN, IGARN e Caern.

No dia 7, o tema em foco será o Potencial de uso dos Aqüíferos de Assu e Barreiras, como Alternativa à Transposição do Rio São Francisco, pelos técnicos Marcelo Queiroz (CAERN), José Brás (UFRN), a Paulo Varela (ANA), e debate com participação de representantes da Serhid, IGARN e Larhisa. Dia 08, palestra sobre o Gerenciamento Costeiro do Litoral Potiguar – implicações ambientais, com Eugênio Cunha, Rosa Pinheiro e Ana Marcelino (Idema), Dulce Bentes (UFRN/IAB), Ricardo Amaral (UFRN), Helenice Vital (UFRN/Dpto. de Geologia).

As atividades terminam no dia 09, quando haverá uma conferência sobre o tema, Urbanização a região Metropolitana do Natal, com representantes da Secretaria de Planejamento do Estado, Semurb, AGERN, STTU e do Comitê da Região Metropolitana. Dois temas estão em aberto para a pauta de discussões, são eles: Zoneamento ecológico dos estuários dório Grande do Norte, e Questão de bacias hidrográficas do RN.