Acesso em 04/10/2022 às 11h06.

Câmara de Elétrica encerra reunião nesta sexta em Manaus

4 de junho de 2006, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Representantes dos 27 CREAs participam da 2ª Reunião dos Coordenadores das Câmaras Especializadas de
Engenharia Elétrica (CCEEE), que se encerra nesta sexta-feira (02), em Manaus (AM). O evento acontece desde a última quarta-feira e conta com a participação especial dos conselheiros federais da área.

O principal ponto discutido foi, a instalação do Dispositivo de Proteção contra Surtos de Tensão (DPS), que segundo Duílio, é um tipo de dispositivo de proteção contra os efeitos da queda de raio em edificações. Dos temas da pauta, destacam-se a padronização nacional do Manual de Fiscalização de Engenharia Elétrica e a implantação da prática ditada pela Resolução 1.010. Dentro da programação, o eng. mec. Eletric. Duílio Moreira Leite, fez palestra sobre descargas elétricas atmosféricas, detalhando a NBR 5419 – norma da ABNT.

Os conselheiros federais, Rodrigo Guaracy MG), Olavo Botelho (ES) e Roberto Freire (PE); o presidente do Crea-AM, eng. Civil Afonso Lins Jr., estão participando do encontro. Em sua saudação, Afonso Lins, ressaltou a importância do encontro estar realizando na região amazônica, elogiando os assuntos da pauta.

O coordenador-adjunto das CCEEE, eng. eletric. Carlos Alecrim, informou que o resultado das decisões tomadas em Manaus pelos integrantes da Câmara será encaminhado a CEP (Comissão do Exercício Profissional), do Confea.
As reuniões da CCEEE acontecem três vezes ao ano. A primeira no início do ano em Brasília (DF), e as demais escolhidas pelos integrantes da coordenadoria. A próxima será na cidade de Porto Alegre (RS).