Clicky
Marca do Crea-AP para impressão
Disponível em <https://creaap.org.br/noticia_antiga_170/>.
Acesso em 25/09/2022 às 14h32.

Confea aprova propostas das Instituições de Pesquisas Tecnológicas

9 de junho de 2006, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

O Sistema Confea aprovou o texto da Carta de Brasília que trata das instituições de pesquisa tecnológica. A decisão foi tomada em sessão ordinária do Plenário, pela Comissão de Assuntos Nacionais – CAN. O documento chama atenção da sociedade para necessidade de uma política específica para os institutos de pesquisa tecnológica, considerando aspectos relacionados com a autonomia financeira, educacional e administrativa, que facilitando a inserção no desenvolvimento tecnológico nacional, entre outras providências.

O texto da Carta foi definido durante o seminário sobre “O Papel e as possibilidades dos Institutos Tecnológicos no Contexto da Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior”, realizado em Brasília (DF), em abril. O evento durou dois dias, e contou com a presença de representantes de 119 instituições de pesquisa tecnológica do país.

Em linhas gerais, a Carta de Brasília ainda cobra das autoridades, a criação, através de instrumentos de incentivos diretos das Agências Públicas, das condições adequadas para implantação de instituições de pesquisas tecnológicas em regiões menos desenvolvidas; e incentivo para promoção de trabalho em rede entre as instituições pesquisas tecnológicas, com uso compartilhado de laboratório e equipamentos em prol da sociedade. O texto ainda prega a implantação de uma base de dados censitários de atualização contínua, visando definir o potencial dos Institutos de Pesquisas Tecnológicas.