Acesso em 04/10/2022 às 11h21.

Confea e Febrae assinam convênio sobre Comitê de Programa da WEC 2008

9 de junho de 2006, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

O Confea e a Federação Brasileira de Associações de Engenheiros (Febrae) assinaram no última terça-feira, dia 6, convênio que define algumas responsabilidades entre as duas entidades para realização da Convenção Mundial de Engenheiros (WEC, de World Engineers Convention), de 3 a 8 de dezembro de 2008 no Brasil. O documento foi assinado durante encontro na sala do Conselho Diretor do Confea, em Brasília (DF).

O documento foi assinado pelos presidentes do Confea, eng. Marcos Túlio de Melo, e da Febrae, eng. José Ramalho Ortigão. Nele está definido, oficialmente, que a Federação é a responsável pela organização do Comitê de Programa da WEC 2008, que terá sede na cidade do Rio de Janeiro.

Por meio do convênio, o Confea repassará recursos à Febrae para que a entidade possa criar as condições de funcionamento do Comitê de Programa. Ou seja: “propiciar o efetivo apoio logístico e de funcionamento para o Comitê, permitindo a utilização dos recursos de materiais didáticos necessários, observando também os aspectos funcionais, operacionais e de espaço físico, que garantam seu efetivo e ininterrupto funcionamento” até a realização do evento.

Cabe ao Comitê a seleção dos temas da Convenção por assuntos específicos, as apresentações, definição dos expositores das conferências, idealização dos fóruns e todos os outros eventos técnicos que tenham abrangência e repercussão nacional ou internacional na área da engenharia. Enfim, toda a estruturação da parte programática e de conteúdo do evento.
Os termos do convênio deixam claro que o Comitê de Programa, supervisionado pela Febrae, será constituído por profissionais brasileiros e estrangeiros, devendo abranger as áreas: Acadêmica, Produtiva e Institucional.

O presidente do Confea solicitou ao presidente da Febrae que convoque reunião para a formação do Comitê o mais rápido possível. Entre outros assuntos, devem constar na pauta desse encontro, a estruturação de funcionamento do Comitê e a produção da Revista da WEC 2008, publicação semestral que teve sua edição piloto em novembro de 2005.

Na avaliação de Marcos Túlio a WEC será um marco para a engenharia brasileira e servirá para uma maior amplitude da mesma no mercado mundial. Os dois presidentes foram unânimes em afirmar que a relação entre as duas entidades vai caminhar sempre no sentido de contribuir para o total êxito do evento.

A assinatura do convênio contou com a participação do presidente do Clube de Engenharia de Brasília, eng. Carlos Moura que colocou sua entidade a inteira disposição para contribuir na construção da Convenção Mundial. Ele solicitou, inclusive, que essa parceria com o Conselho seja oficializada.Participaram ainda da reunião o superintendente do Confea, Jaceguáy Barros, o assessor jurídico Luis Gustavo, o gerente de Relações Institucionais René Bayma Filho e o gerente financeiro William Paes.

Uma cópia do convênio será enviada ao presidente da Federação Mundial das Organizações de Engenharia (FMOI), eng. Kamel Ayadi e ao coordenador do Conselho Consultivo Internacional da WEC, eng. José Medem, para conhecimento. (Acom/Confea)