Clicky
Marca do Crea-AP para impressão
Disponível em <https://creaap.org.br/noticia_antiga_220/>.
Acesso em 07/07/2022 às 14h34.

Arquiteta vai apresentar dissertação de mestrado sobre o grupo escolar Augusto Severo

19 de julho de 2006, às 10h59 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

A arquiteta Ana Zélia Maria Moreira fará uma preleção sobre a sua dissertação de mestrado no próximo dia 27, às 9h, no auditório do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Rio Grande do Norte (CREA/RN). A dissertação tem como objeto o antigo prédio do Grupo Escolar Augusto Severo, localizado no bairro da Ribeira.

Em sua tese, denominada “Espaço Pioneiro de Modernidade Educacional: Grupo Escolar Augusto Severo – 1908/1913”, apresentada no curso de arquitetura de urbanismo da UFRN, a arquiteta Ana Zélia destaca os aspectos arquitetônicos do prédio, projetado e construído pelo arquiteto mineiro Herculano Ramos em 1907, considerado marcante para a época. O espaço teve grande representação no processo de transformação urbana de Natal, nas primeiras décadas do século XX, compondo a paisagem de modernidade ao lado de outros prédios urbanos.

Ana Zélia também salienta a importância do equipamento educacional dentro da reestruturação da instrução pública do Estado, no projeto de educação republicana. O imóvel funcionou como instituição educacional de ensino primário, secundário e superior durante 65 anos. Abrigando, além do grupo escolar, a Escola Normal, anexo do Atheneu Norte-rio-grandense, e a Faculdade de Direito. Sendo considerado patrimônio histórico-cultural no Rio Grande do Norte.