Clicky
Marca do Crea-AP para impressão
Disponível em <https://creaap.org.br/noticia_antiga_223/>.
Acesso em 02/12/2022 às 14h31.

Palestra sobre dissertação de mestrado de arquiteta será em 31 de julho na sede do CREA/RN

21 de julho de 2006, às 6h10 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

A palestra da arquiteta Ana Zélia Maria Moreira sobre a dissertação de mestrado que tem como objeto o antigo prédio do Grupo Escolar Augusto Severo, localizado no bairro da Ribeira, foi adiada para o próximo dia 31 de julho. O evento será às 9h, no auditório Mário Duarte da Costa, do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Rio Grande do Norte (CREA/RN). O acesso é franco.

A tese, que tem como título “Espaço Pioneiro de Modernidade Educacional: Grupo Escolar Augusto Severo – 1908/1913”, foi defendida por Ana Zélia no curso de mestrado da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRN. A pesquisa enfoca os aspectos arquitetônicos do imóvel, que foi projetado e construído pelo arquiteto mineiro Herculano Ramos em 1907. Uma construção de traços modernos e arrojada para época.

Segundo a arquiteta, o prédio do teve grande representação no processo de transformação urbana de Natal, no início do século XX, ilustrando a paisagem da Ribeira, com suas linhas modernas. A escola também foi referência na área educacional do Estado. Conforme Ana Zélia, a unidade educacional teve um papel importante no processo de reestruturação da educação pública do período republicano.

O prédio funcionou como instituição educacional de ensino primário, secundário e superior durante 65 anos. Além do Grupo Escolar Augusto Severo, sediou a Escola Normal; anexo do Atheneu Norte-rio-grandense; e a Faculdade de Direito.