Acesso em 27/09/2022 às 05h52.

Inovação tecnológica é discutida pelos profissionais de arquitetura

22 de agosto de 2006, às 12h18 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

A inovação tecnológica na arquitetura marcou o primeiro dia de conferências temáticas da 63ª SOEAA, nesta segunda-feira (21), em Maceió-AL. Foram três palestras com abordagens sobre os seguintes temas: Uso de indicadores sócio-econômicos para o planejamento urbano; A organização profissional dos arquitetos; e, o Sistema Confea/Crea e o papel do estado na assistência técnica á habitação de interesse social. O auditório ficou lotado.
O arquiteto Flávio Antônio Miranda de Souza, diretor da Faculdade de Arquitetura da UFAL, fez a exposição sobre o Uso de indicadores sócio-econômicos para o planejamento urbano. Para ele, os indicadores sociais são importantes para avaliar tendências como a exclusão social, pobreza, entre outros, “e também para monitorar fenômenos de maior complexidade, como o uso do solo”. Os métodos são utilizados seguindo as diretrizes do Estatuto das Cidades, tendo com base os dados do IBGE, observa o professor.
O vice-presidente da Federação Nacional de Arquitetura (FNA), Eduardo Bimbi, falou sobre Sistema Confea/Crea e o papel do estado na assistência técnica à habitação de interesse social. Durante a conferência, ele destacou a participação dos Creas no processo de regularização fundiária em parceria com os estados e municípios, com resultados bastante positivos.
O arquiteto Gilberto Belleza, presidente do IAB, focou a organização profissional dos arquitetos, como um dos fatores preponderantes para novas conquistas da categoria. A mesa foi coordenada pelo coordenador nacional da Câmara de Arquitetura, arquiteto Zadir Araújo, tendo como secretário o arquiteto José Roberto Geraldine, presidente do Instituto Brasileiro de Ensino de Arquitetura, e mediadora, a arquiteta, Ângela Canabrava. Ao final das conferências, houve um debate com os participantes.