Acesso em 24/06/2022 às 20h15.

FPI Rural do Seridó termina nesta sexta-feira

15 de setembro de 2006, às 4h38 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Termina nesta sexta-feira (15), a Fiscalização Preventiva Integrada Rural (FPI Rural) na região do Seridó. A operação começou na última segunda-feira, com a vistoria nos principais reservatórios municipais para verificar o índice residual de agrotóxicos e outros agentes poluentes nas águas. Vários municípios estão sendo visitados.

A PFI Rural é coordenada pelo Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Rio Grande do Norte (CREA/RN), com apoio de outras instituições. O objetivo desta operação é fazer um levantamento da situação das reservas hídricas armazenadas em todo o Rio Grande do Norte. A operação já aconteceu no Alto e Médio Oeste, e no Vale do Açu. Agora se concentra no Seridó. A base operacional está na cidade de Caicó.

Segundo o gerente de Fiscalização do CREA/RN, Luiz Carlos Madruga, estão sendo colhidas amostras de água dos açudes para análise laboratorial. Nesta etapa estão sendo fiscalizados os principais reservatórios públicos que respondem pelo abastecimento da população.

As FPIs contam com a participação de instituições como o Ministério Público, Corpo de Bombeiros, Idema, Vigilância Sanitária, Ibama, Secretaria de Recursos Hídricos, Caern e prefeituras municipais. A meta é vistoriar, até o final da operação, a água dos açudes de aproximadamente dez cidades do Seridó.