Clicky
Marca do Crea-AP para impressão
Disponível em <https://creaap.org.br/noticia_antiga_275/>.
Acesso em 29/06/2022 às 13h15.

Fiscalização Rural verifica presença de agentes poluentes nos reservatórios do Mato Grande

25 de setembro de 2006, às 5h44 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Os reservatórios hídricos da região do Mato Grande serão inspecionados no decorrer desta semana, durante a Fiscalização Preventiva Rural (FPI). A operação coordenada pelo Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Rio Grande do Norte (CREA/RN), em conjunto com outras instituições, começou na segunda-feira (25) e se estende até a próxima sexta-feira (29). O objetivo é verificar a presença de agrotóxicos nas águas utilizadas para irrigação e consumo humano.

A FPI Rural será realizada nos municípios de João Câmara, Ceará-Mirim, Taipu, Poço Branco, Jandaíra, Touros, Pedra Grande, Parazinho, São Bento do Norte, Caiçara do Norte e Pureza. De acordo com o gerente de fiscalização do CREA/RN, Luiz Carlos Madruga, serão fiscalizados os açudes, barragens e poços artesianos de toda a região.

Participam da operação técnicos do Crea/RN, Igarn, Idema, Emater, Dnocs, Emater, Idiarn e Funasa. Durante a operação serão recolhidas amostras de água para análises de laboratório. A preocupação maior é evitar a contaminação dos reservatórios e lençóis freáticos. Semanas atrás a fiscalização esteve na região do Seridó.