Clicky
Marca do Crea-AP para impressão
Disponível em <https://creaap.org.br/noticia_antiga_315/>.
Acesso em 29/06/2022 às 03h14.

Simpósio Nacional sobre Tungstênio acontece no final do mês em Currais Novos

22 de novembro de 2006, às 9h31 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

A Secretaria Estadual do Desenvolvimento Econômico – Sedec realiza no período de 26 a 28 de novembro próximo, o II Simpósio Nacional sobre Tungstênio, em Currais Novos, na região do Seridó. O evento será realizado no auditório do Aero Clube de Currais Novos e tem como público alvo mineradores e profissionais da área de geologia de várias partes do País.

Na programação estão previstos vários painéis sobre: Contexto da Scheelita – reservas, exploração, processamento e industrialização, além da economia mineral e mercado de tungstênio. De acordo com o presidente da comissão executiva do simpósio, Otacílio de Carvalho, estão sendo esperados mais de 200 participantes. Para ele esta é uma ótima oportunidade do mercado local ter conhecimento sobre o que vem acontecendo no atual contexto do tungstênio no mercado mundial. “O mercado internacional da schellita vem se valorizando muito. O preço do quilo da schellita aqui no Estado é em média 25 reais e a nossa produção mensal varia entre 30 a 40 toneladas. Sem dúvida o evento trará novidades para o segmento aqui no Estado”.

O tungstênio não se encontra livre na natureza, mas ocorre associado a outros elementos químicos formando diversos minerais. Ele é considerado um metal básico e estratégico para a economia nacional, em virtude da sua importância para as indústrias bélica, espacial, siderúrgica, química, elétrica, eletrônica e mecânica.

No Brasil, a scheelita ocorre principalmente no Nordeste, com maior abundância nos Estados do Rio Grande do Norte e Paraíba, sendo o RN o estado que sempre se destacou no cenário nacional, tanto em reservas de minério de tungstênio, quanto na produção do concentrado da scheelita. Mais informações sobre o II Simpósio Nacional sobre Tungstênio, basta acessar o site da Sedec no seguinte endereço: www.sedec.rn.gov.br/simposio