Clicky
Marca do Crea-AP para impressão
Disponível em <https://creaap.org.br/noticia_antiga_331/>.
Acesso em 29/06/2022 às 03h39.

Sergipe se engaja no projeto Adote um Manancial

20 de dezembro de 2006, às 4h24 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Recuperar a sub-bacia hidrográfica do rio Piauitinga. Essa é a meta primordial do Projeto Adote um Manancial. “Qualquer pessoa pode participar deste projeto”, ressalta o idealizador do projeto, o promotor Antônio César Leite de Carvalho. “Dentre as ações que iremos promover está um curso para os professores da rede estadual dos municípios envolvidos, cursos para a comunidade e o plantio de espécies originais da região”, destaca.

O representante da Faculdade José Augusto Vieira (SE), José Valdelmo Monteiro, explica que os alunos do curso de Geografia há um ano já trabalham na identificação das nascentes que precisam ser recuperadas. “O próximo passo será o curso que iremos ministrar para 160 professores dos municípios da região. Além disso, os alunos implementarão um programa de formação de multiplicadores ambientais, através de seminários”, acrescenta Valdelmo.

A Universidade Federal de Sergipe (UFS), juntamente com a fábrica Votorantim, doaram 10 mil mudas de 35 espécies nativas da bacia do Piauitinga. Dentre elas a aroeira vermelha, jatobá, tamboril, angico, pau-pombo e pau-ferro. “Essas espécies eram abundantes na região, mas com a ocupação acabaram sendo extintas”, explica Robério Ferreira, professor do Departamento de Agronomia (UFS).

Fonte: Infonet