Clicky
Marca do Crea-AP para impressão
Disponível em <https://creaap.org.br/noticia_antiga_378/>.
Acesso em 04/10/2022 às 11h41.

Confea quer que convenção da UPADI seja no Brasil

7 de março de 2007, às 5h47 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

O presidente do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea), eng. Marcos Túlio de Melo, está em missão a Cuba desde o dia 5 de março, juntamente com o presidente da Federação Brasileira de Associações de Engenheiros (Febrae), eng. Carlos Moura, e o presidente da União Pan-americana de Associações de Engenheiros (UPADI), Cláudio Dall’Acqua.

Um dos principais objetivos é negociar que a 31ª Convenção da Upadi – prevista para acontecer em Havana (Cuba), em 2008 – seja realizada no Brasil. A intenção é que o evento ocorra juntamente com a Convenção Mundial de Engenheiros (WEC, na sigla em inglês), cuja terceira edição será realizada em Brasília, em dezembro de 2008, e pretende reunir 3 mil profissionais de todo o mundo.

Em fevereiro, Marcos Túlio esteve com o ministro da embaixada cubana, Alexandro Dias Palácio, para discutir o assunto. Ele estará de volta a Brasília no dia 8 de março, quando participa, às 14h, de uma reunião, no Plenário do Confea, para avaliação dos preparativos para a organização da WEC 2008.

UPADI – A UPADI foi fundada pelo engenheiro Saturnino Brito, em 1949. A idéia era reunir associações de todo o continente americano – norte, centro e sul –, com interesses comuns na profissão de engenharia, como sua relação com o Estado e com a sociedade, para que pudessem atuar de forma integrada.

Antes dessa integração pan-americana, houve uma iniciativa nos Estados Unidos, em 1920, com a criação do Conselho Americano de Engenharia, que agrupava 220 associações. A América Latina também agiu nesse sentido, criando, em 1935, a União Sul-Americana de Associações de Engenheiros (USAI), com sede na Argentina. Ambos passaram a integrar a UPADI, cuja sede é o Rio de Janeiro (RJ), desde 30 de outubro de 2000. A 30ª edição da Convenção da Upadi foi realizada em Atlanta, na Geórgia (EUA), de 20 a 23 de setembro de 2006.