Clicky
Marca do Crea-AP para impressão
Disponível em <https://creaap.org.br/noticia_antiga_444/>.
Acesso em 29/06/2022 às 03h58.

Curso de Reúso da Água desperta interesse dos profissionais em Mossoró

31 de julho de 2007, às 5h26 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Começa nesta quarta-feira (1º) em Mossoró, o curso sobre o Reúso da Água, promovido pelo Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Rio Grande do Norte (CREA-RN). O número de participantes inscritos superou as expectativas da Inspetoria Regional da entidade.

Mais de 50 pessoas já estão inscritas. A programação se estende até o dia 03 de agosto. O curso é dirigido aos profissionais de nível superior e técnico das áreas de engenharia, arquitetura e agronomia. Para o Crea, a grande procura demonstra o interesse dos profissionais em se reciclar na área de saneamento ambiental

A carga horária é de 24 horas/aula. O programa abordará temas como o Reúso de águas: conceitos básicos, formas de reúso e importância; Panorama internacional do reúso de águas; Reúso de águas no Brasil: histórico, estudos e pesquisas, resultados; Tratamento de esgotos para reúso da água; Aspectos sanitários (risco à saúde) do reúso de água; As questões básicas do reúso controlado, dimensão e rigor do controle; Diretrizes, normas e critérios de qualidade para reúso de água; Aspectos técnicos do uso de esgotos tratados em irrigação, hidroponia, piscicultura e na indústria; Aspectos técnicos do uso urbano não potável de esgotos tratados.

A programação consta ainda de uma visita técnica a sistemas de tratamento de esgotos e de reúso de água formal e informal. Os participantes irão receber material didático, com CD-Rom contendo todas as aulas, textos básicos, artigos técnicos e cinco livros. As aulas serão ministradas pelo engenheiro civil Cícero Onofre de Andrade Neto, mestre em Saneamento, doutor em Recursos Naturais, além de professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).