Clicky
Marca do Crea-AP para impressão
Disponível em <https://creaap.org.br/noticia_antiga_454/>.
Acesso em 07/07/2022 às 13h33.

Seminário Nacional dos Ouvidores do Sistema define ações para curto prazo

19 de agosto de 2007, às 8h12 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

A instalação de Ouvidorias Integradas em todo o sistema Confea/Creas/Mútua. até o final deste ano, foi uma das principais definições do no I Seminário Nacional de Ouvidores, que foi encerrado no última sábado (18), no Rio de Janeiro. Atualmente existem 15 ouvidorias funcionando com regularidade.

Para acelerar o processo de crianção das demais Ouvidorias, o presidente do Confea, eng. Marcos Túlio de Melo, e o ouvidor geral do Governo da Bahia, Jones Carvalho, assinaram um termo de cooperação técnica, para cessão do Sistema de Gestão de Ouvidoria do Estado.

Segundo a ouvidora do Confea, Sandra Castro, atualmente 15 Creas possuem Ouvidorias e dois estão em processo de criação. O objetivo é acelerar este processo e unificar as Ouvidorias, além de criar um elo entre a sociedade e o Sistema Confea/Creas/Mútua.

O evento reuniu os ouvidores e representantes de Creas de todo o país. Também participaram da solenidade a Ouvidora Geral da União, Eliana Pinto, o presidente da Associação Brasileira dos Ouvidores, João Elias de Oliveira, o presidente da Mútua, Anjelo da Costa Net, além de presidentes de Creas e os participantes do Seminário.

O Ouvidor do Crea/RN. engenheiro Eunélio Silva esteve no seminário. Segundo ele, o encontro discutiu as linhas de ação das Ouvidorias, o atendimento, integração e a estrutura operacional nos Creas, entre outras coisas. \”Foi um momento de reflexão e planejamento\”, disse.

SISTEMA DE OUVIDORIA – O sistema permite conhecer as demandas recebidas nas ouvidorias de todo o país. Relatórios serão encaminhados aos gestores, para que se informem sobre a percepção da sociedade a respeito dos Creas, o que irá balizar decisões. “A intenção é que a Ouvidoria seja um excelente canal de mediação”, afirmou Sandra Castro, que ressaltou a ressaltou a importância do Seminário de Ouvidores. “É um momento único para nós, tendo em vista a discussão provocada pelo debate”, destacou.

Na reunião de sábado também foi elaborado um planejamento tático, resultado das discussões, propostas e demais ações apresentadas pelos Ouvidores. O Assessor de Planejamento da Mútua, Heliomar Abreu, atuou como facilitador do plano, em que define as metas para que até o final do ano, quando cada um dos Creas deverá contar com a sua própria Ouvidoria.

Fonte: Equipe de Jornalismo da SOEAA