Clicky
Marca do Crea-AP para impressão
Disponível em <https://creaap.org.br/noticia_antiga_468/>.
Acesso em 29/06/2022 às 03h52.

Curso de Gestão Estratégica da Produção na Construção Civil

10 de setembro de 2007, às 11h46 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

As novas tendências que influenciam nos resultados dos processos de produção nas
empresas de construção civil, através de práticas de melhoria contínua nas atividades de gestão, serão abordadas no curso de Gestão Estratégica da Produção na Construção Civil. O curso promovido pelo SENAI-RN, será realizado no período de 17 a 28 deste mês. As inscrições estão abertas.

O objetivo do curso é proporcionar aos participantes os conceitos de gestão organizacional que permitam que a empresa se oriente para a estratégia de produção de bens e serviços, através da utilização de técnicas de planejamento e controle nos processos produtivos, visando à melhoria da produtividade.

O público alvo são os empresários, gestores, engenheiros, estudantes de engenharia e
arquitetura, técnicos e profissionais da área. O curso vai acontecer no CT Gás, no horário das 18h30 às 21h30, ministrado pelo engenheiro Florentino Teixeira Machado.

A carga horária é de 30 horas/aula, com turma de 20 alunos. O investimento é de R$ 160,00. Outras informações pelo telefone: 84 3605-7054 e 3605.7116, com Tássyla, e também pelo e-mail: construcaocivil@rn.senai.br

PROGRAMA

01. A Organização e os Novos Desafios Mercadológicos-O Desenvolvimento Organizacional nas Empresas de Construção Civil-O Papel da Produção na Competitividade de uma Empresa de Construção Civil-A Cadeia Produtiva da Construção Civil.

02. Administração da Produção de Bens e Serviços-A Gestão Estratégica de Produção-Organização, Sistemas e Métodos na Construção Civil-Competências do Gerente de Produção na Construção Civil.

03. Gestão Estratégica de Produção-Planejamento e Controle de Produção – PCP-Produção Just in Time – JIT: Sistema Kanban de Manufatura-Sistema MCP – Módulos Compactos de
Produção-Administração de Canteiro de Obras.

04. Gestão Estratégica de Materiais-Planejamento e Controle de
Compras-Planejamento e Controle de Estoques-Planejamento dos Recursos de Manufatura – MRP-Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos.

05. Gestão Estratégica de Recursos Humanos-Planejamento e Controle de Recursos
Humanos-Sistema TTO – Treinamento Técnico e Operacional-Empowerment dos Colaboradores na Empresa.

06. Gestão Estratégica de Qualidade -Técnicas de Planejamento e Controle de Qualidade – Programa de Qualidade 8’S – Sistemas de Gestão da Qualidade – NBR ISO 9001:2000-Sistemas de Gestão Ambiental – NBR ISO 14001:2004-Sistema da Responsabilidade Social – NBR 16001:2004-Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional – OHSAS 18001:1999-Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat –
PBQP-H-Gestão Ambiental de Resíduos da Construção Civil.

07. Gestão Estratégica de Projetos-As Variáveis para o Sucesso no Gerenciamento de Projetos-Técnicas de Planejamento e Controle de Projetos-A Técnica de Avaliação e Revisão do Programa – PERT- O Método do Caminho Crítico – COM.