Acesso em 25/06/2022 às 01h29.

Confea participa de audiência sobre tecnologias para evitar acidentes aéreos

19 de setembro de 2007, às 6h22 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

A Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) a ser realizada em diversos aeroportos e aeronaves reunindo Creas, Corpo de Bombeiro, Defesa Civil, Secretarias de Saúde e de Infra-estrutura, ANAC e Infraero, além de representações de empresas aéreas, pilotos e passageiros foi anunciada pelo vice-presidente do Confea, eng. mec. Jaques Sherique que representou o Sistema Confea/Crea durante a audiência pública promovida pela Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado Federal, realizada dia 13 último, para debater sobre as tecnologias aplicadas para evitar acidentes aéreos.

Sem adiantar a data, Sherique garantiu que entre os aeroportos a serem visitados estão os de São Paulo e o de Brasília. E que a idéia é, num primeiro momento, informar a sociedade sobre a necessidade da presença e participação de engenheiros e profissionais habilitados em todas as áreas que envolvem a aviação. \”A Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), disse o vice-presidente do Confea, é o documento que define os profissionais responsáveis por obras e/ou empreendimentos e ajuda a localizá-los quando ocorrem acidentes\”.

O manifesto redigido quando da realização de uma audiência pública sobre o caos aéreo durante a 64ª Soeaa, também foi destacado por Sherique que alertou para a necessidade de ser retomado o planejamento do Sistema Aéreo Brasileiro e o aprimoramento da legislação que trata das competências institucionais no controle da aviação brasileira.