Acesso em 03/12/2022 às 23h07.

Geologia: 50 anos de ensino e 100 de serviços prestados ao país

30 de outubro de 2007, às 9h25 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Os 100 anos de atividade do Serviço Geológico e Mineralógico do Brasil e os 50 anos do Ensino Geológico no Brasil foram comemorados em sessão solene realizada no último dia 29, na Câmara dos Deputados.

Presidida pelo deputado Nilton Pinto (PSDB/PA), a sessão contou com a participação de diretores do Serviço, do DNPM (Departamento Nacional de Produção Mineral), reitores – entre eles o da Universidade Federal da Bahia, Naumar Almeida Filho -, e dos presidente do Confea, Marcos Túlio de Melo e o da Mútua, Caixa de Assistência, Anjelo da Costa Neto, entre outras autoridades.

Em seu discurso, João Almeida, parlamentar do PSDB da BA, geólogo de profissão e autor do pedido para a realização da sessão solene, historiou sobre o ensino de geologia no Brasil, onde a primeira escola foi fundada em 1957, na Bahia. Ao saudar os presentes, Almeida destacou a presença de Túlio de Melo – que se ausentou da reunião plenária do Confea, para prestigiar a participação dos geólogos entre os profissionais abrigados pelo Sistema Confea/Crea.

Fonte: Maria Helena de Carvalho – Equipe de Comunicação do Confea