Acesso em 25/06/2022 às 01h52.

Calor humano aquecerá prédio na Suécia

10 de janeiro de 2008, às 4h09 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

ESTOCOLMO – O calor gerado pelas milhares de pessoas que passam todos os dias pela estação central de Estocolmo servirá de calefação para um novo edifício situado perto dali, anunciou nesta quarta-feira o responsável pelo projeto. \”Há tanta gente que passa pela estação central (…) que nós queremos coletar uma parte do calor que produzem para ajudar a aquecer o novo edifício\”, disse Karl Sundholm, da empresa de gestão imobiliária Jernhuset.

Estima-se que cerca de 250.000 pessoas passem diariamente por essa estação. \”Todo mundo produz calor (…) em vez de abrir as janelas e deixar este calor escapar queremos coletá-lo por meio do sistema de ventilação\”, acrescentou Sundholm. O calor gerado pelos humanos será usado para aquecer a água que, depois, será transportada para o novo prédio, onde haverá escritórios, um pequeno hotel e lojas.

Fonte: France Presse

A construção do imóvel deve estar concluída no início de 2010. O sistema deve reduzir os custos de calefação em até 20%. \”Trata-se de uma tecnologia antiga, mas utilizada de uma maneira nova. São apenas tubos, água e bombas, mas pelo que sabemos, ninguém utilizou ainda essa tecnologia desta forma\”, prosseguiu.