Acesso em 25/09/2022 às 14h59.

AltoQi com apoio do Crea-RN apresenta softwares para áreas de engenharia estrutura, elétrica e hidráulica

24 de março de 2008, às 12h38 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

A empresa AltoQi em parceria com o CREA-RN, Sinduscom-RN e SENAI-RN promovem no próximo dia 31, em Natal, um Ciclo de Palestras Demonstrativas para as áreas de Engenharia Estrutural, Elétrica, Hidráulica e de CAD. A programação será realizada no auditório da Casa da Indústria (FIERN), Lagoa Nova, com entrada gratuita para os profissionais. No final do evento a AltoQi estará sorteando um software para os participantes.

O objetivo da AltoQi é apresentar as últimas novidades tecnológicas desenvolvidas em seus sistemas AltoQi Eberick, AltoQi Hydros, AltoQi Lumine e QiCAD para os profissionais e empresas do Rio Grande do Norte área da engenharia. A palestra demonstrativa dos produtos na cidade, que será ministrada pelo engenheiro, Samuel Augusto Armstrong, consultor e projetista da JG Engenharia em Estruturas. Na oportunidade serão apresentados os principais recursos existentes nos softwares para projetos de estruturas em concreto armado e instalações hidráulicas, sanitárias, elétricas e CAD.

Na apresentação do Eberick serão mostradas as características relativas ao lançamento gráfico da estrutura, efetuando a análise dos esforços e dos deslocamentos da mesma, sob a ação das cargas gravimétricas e das cargas de vento. Na oportunidade, também será executado o dimensionamento dos elementos, sob a influência da envoltória das ações definidas pelas combinações de carregamento. Além disso, serão gerados todos os detalhamentos dos elementos, as plantas de formas e de locação, bem como os cortes sobre a estrutura, completando os principais desenhos do projeto estrutural.

Na apresentação do Hydros o projeto hidro-sanitário será desenvolvido, a partir do lançamento do alimentador predial e das colunas hidráulicas e sanitárias. Depois, as tubulações hidráulicas serão definidas sobre uma arquitetura isométrica, na qual serão lançados todas as peças, conexões e registros. O Hydros efetuará o dimensionamento das tubulações e conexões, verificando os diâmetros, fluxos e pressões em todos os pontos de consumo da instalação. Da mesma forma, será realizado o detalhe sanitário de um cômodo da edificação. O Hydros fornecerá o resumo de todos os materiais utilizados no projeto, além de efetuar o dimensionamento das bombas hidráulicas.

Os recursos do Lumine serão demonstrados a partir de um projeto exemplo de uma edificação, em que será feito o lançamento de todos os pontos elétricos de consumo (lâmpadas, tomadas simples e especiais) e de comando (interruptores). Os quadros de medição e distribuição serão posicionados para que possam ser dispostos os eletrodutos sobre os quais o Lumine vai lançar, automaticamente, toda a fiação do projeto. Todo o dimensionamento da fiação e dos dispositivos de proteção (disjuntores) será executado automaticamente pelo programa, que ainda irá gerar os quantitativos dos materiais, os quadros de cargas, diagramas unifilares e uma legenda automática somente com as peças utilizadas no projeto.

O software QiCAD será apresentado com a abordagem de suas principais características, funções, ferramentas, recursos e demais possibilidades de utilização através dos tópicos: Sistema de coordenadas; Criação de desenhos; Ferramentas de captura de pontos; Comandos de visualização; Diferentes modos de seleção de objetos; Manipulação de entidades; Modificação de desenhos; Criação e inserção de símbolos; Comandos de dimensionamento; Manipulação de níveis de desenho; Conversão de arquivos; Módulo Editor de Ferros.

Informações e inscrições no site www.altoqi.com.br ou pelo telefone (48) 3027-9000.