Clicky
Marca do Crea-AP para impressão
Disponível em <https://creaap.org.br/noticia_antiga_579/>.
Acesso em 29/06/2022 às 02h53.

Assessor Especial do Ministério da Integração Nacional propõe parceria com Sistema Confea/Crea para fiscalização de obras

27 de março de 2008, às 2h55 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Em apresentação na reunião plenária de hoje, o assessor especial do Ministério da Integração Nacional, engenheiro civil Neusvaldo Ferreira Lima, propôs a realização de uma parceria entre o Ministério e o Sistema Confea/Crea para a fiscalização das obras públicas de engenharia do país, sob a gestão daquele órgão.
Destacando que o Ministério da Integração Nacional é sucessor do extinto Ministério do Interior, informou que sua função é cuidar de toda infra-estrutura hídrica em nível nacional, prover água bruta para a população brasileira, promover as ações de defesa civil e conduzir a política nacional de desenvolvimento regional.

O assessor especial afirmou que o orçamento total do Ministério é de aproximadamente R$ 8,0 bilhões, sendo que cerca de R$ 1,2 bilhão corresponde a emendas parlamentares. Ressaltou, também, que, em parceria com a Caixa Econômica Federal, existem 1.520 obras em andamento. Considerando esses dois fatores (orçamento elevado e grande número de ações) e o fato de não possuir quadro de engenheiros suficiente, o assessor propôs a administração e a fiscalização conjunta das obras pelo Sistema Confea/Crea e Ministério, garantindo sua boa execução.

Por fim, o presidente do Confea em exercício, Ricardo Veiga, fez um convite extensivo ao Ministério que envie todos os engenheiros do órgão para participarem do Congresso Mundial de Engenharia (WEC) em dezembro deste ano.

* Tânia Carolina Machado – Equipe de Comunicação do Confea