Clicky
Marca do Crea-AP para impressão
Disponível em <https://creaap.org.br/noticia_antiga_580/>.
Acesso em 26/11/2022 às 13h37.

Seminário Cultura de Moradia Ecológica na Alemanha

28 de março de 2008, às 12h14 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Estão abertas as inscrições para os interessados em participar do “Seminário Cultura de Moradia Ecológica na Alemanha”, que será realizado no dia 7 de abril, na Casa da Indústria. O evento é promovido pela Câmara Brasil-Alemanha e Consulado Geral da Alemanha em Recife, com apoio da FIERN. As inscrições são grátis, mas o número de vagas é limitado.

O evento apresentará soluções tecnológicas que estão sendo utilizadas na Alemanha mantendo uma boa arquitetura nas construções sustentáveis, e o papel das instituições econômicas e empresariais como multiplicadoras da tecnologia que favorece o meio ambiente. Para o Cônsul Geral da Alemanha do Nordeste, Norbert Nadolski, a busca de novas soluções tecnológicas e uma política, que favoreça e no mesmo momento impulsione a sua adoção, são necessárias. “Temos um modelo de economia social e ecológica de mercado, que pode constituir uma válida contribuição para o diálogo sobre o futuro da humanidade”, afirma o Cônsul.

Há muitos anos que a Alemanha caminha, junto com outros países europeus, na vanguarda do progresso ecológico, também no setor da construção civil. “Não somos utopistas, pois sabemos bem, que a vida tem um lado econômico, de custos. Por isso, as empresas alemãs propõem soluções, que não se constituem em uma ferramenta atraente para cientistas, mas em uma proposta válida para um uso em massa”.

Segundo o Cônsul, uma moradia ecológica não se expressa somente na construção do imóvel. Abrange também os móveis e os eletrodomésticos, por exemplo, enfim, tudo aquilo que está dentro da morada. O homem, com as suas eternas necessidades, quer uma casa bonita, aconchegante e cômoda. Para isso, precisa de soluções estilísticas e culturais. ”Cultura, economia, tecnologia, política… O campo do nosso seminário em Natal é vasto. Seja bem-vindo com as suas curiosidades, as suas perguntas, as suas propostas”, ressalta Norbert Nadolski.

PROGRAMAÇÃO DO SEMINÁRIO:
9:00 – Abertura 9:30 às 12:00h – \”Construção sustentável nas cidades européias segundo o exemplo alemão: soluções para a próxima década\”. Prof. Agis M. Papadopoulos – Palestra e fórum de discussão. 12: 00 às 13:30 – Intervalo para almoço. 13:30 às 15:00 – \”Cooperação entre entidades empresariais do Brasil e da Alemanha\”. Andreas Dohle. 15:30 às 17:30 – \”A estética na Arquitetura Sustentável\”. Prof. Dr. Michael Laar. 17:30 – Sala de imprensa.

PALESTRANTES:
Agis M. Papadopoulos (professor de sistemas energéticos e gerenciamento de energia no departamento de engenharia mecânica da universidade Aristotelis, Tessaloniki, Grécia) Andreas Dohle – Coordenador de projetos do bfz Michael Laar – Coordenador Acadêmico e Professor do Curso de pós-graduação \”Sustentabilidade no Espaço Urbano e em Edificações da Amazônia\”, Universidade Luterana do Brasil, Manaus (http://www.ulbra-mao.br/pos/posed/index.html ) Diretor da ARQUILOGIC Projetos & Consultaria Ltda. | INTELARC (www.intelarc.com)

SERVIÇO:
Evento: Seminário Cultura de Moradia Ecológica na Alemanha
Data: 7 de abril de 2008
Horário: 9:00 às 17:30
Local: Auditório Albano Franco – Casa da Indústria Informações
Inscrições: www.fiern.org.br/brasilalemanha

KUTURFEST: ESTAÇÃO ALEMÃ 2007 – 2008 – O Cônsul também está divulgando a Kuturfest. Promovido pela Embaixada da Alemanha em Brasília, pelos Consulados Gerais e pelo Goethe Institut, e contando com a cooperação de um grande número de parceiros na Alemanha e no Brasil, o Kulturfest vai apresentar a mais fiel imagem jovem e moderna da Alemanha e de sua cultura. De 15 de outubro de 2007 a 03 de outubro de 2008, haverá em todo o país exposições, palestras, eventos musicais, peças de teatro, competições estudantis, participação em bienais e exposições, entre outros. Para mais informações, programação atualizada e press-releases visite o site do festival: www.Kulturfest.com.br