Acesso em 25/09/2022 às 14h36.

Agentes fiscais do RN discutem atividades com representantes do Confea

4 de abril de 2008, às 3h01 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Com muita troca de informações está acontecendo desde a última quinta-feira (03), em Natal, XIII Encontro de Agentes Fiscais, Assessores de Câmaras Especializadas e Responsáveis pela Tramitação Processual do CREA-RN. A programação acontece no auditório do Hotel Praiamar, em Natal.

O evento é promovido pelo Confea, através da Comissão de Organização, Normas e Procedimentos (CONP), com apoio do Conselho Regional. Além da participação dos servidores do Crea-RN, o seminário conta com a presença de representantes do Crea-PB.

Na manhã desta sexta-feira (04), aconteceu uma palestra motivacional com o tema: Você é a sua melhor marca, com o palestrante jornaleiro Jussier Ramalho. Com exemplos práticos, Jussier mostrou que a força de vontade, aliada a criatividade são determinantes para o sucesso profissional.

Antes foi realizada uma palestra sobre o GNV (Gás Natural Veicular), pelo coordenador adjunto da Câmara de Engenharia Industrial, engenheiro José Nunes Filho. Ele destacou as ações de fiscalização pertinentes ao Crea-RN, e a legislação do Inmetro. A exposição foi permeada por intervenções dos participantes.

A conselheira federal, Iracy Silvano, técnica em edificações, fez uma palestra sobre o Profadisc (Programa de Aperfeiçoamento e Atualização da Fiscalização), detalhando sua função e a distribuição dos recursos.

Segundo Iracy, a iniciativa do Confea em proceder encontros territoriais, tem como essência levar informações sobre a uniformização dos procedimentos, e também conhecer as peculiaridades os regionais. “Essa atitude representa a mudança de visão do Confea, que é muito positiva. Pois se temos o poder de normatizar, precisamos conhecer a realidade de cada lugar. Devemos conhecer os fiscais que estão na base e saber como eles atuam, quais suas condições e dificuldades”, comenta

A assessora do Confea, Áqueda Lúcia Avelar apresentou o projeto de fiscalização do exercício e da atividade profissional. Na ocasião foi mostrado o organograma de produtos 2007/2008, com as diretrizes da fiscalização. Águeda também deu ênfase as características regionais e a sistemática da fiscalização.

O presidente em exercício do Crea-RN, engenheiro José D´arimatea Fernandes enalteceu a iniciativa do Confea em realizar o encontro nos regionais. “É importante esse contato direto com os fiscais, a troca de informações contribui para aperfeiçoar os procedimentos”, avalia.