Clicky
Marca do Crea-AP para impressão
Disponível em <https://creaap.org.br/noticia_antiga_613/>.
Acesso em 29/06/2022 às 13h29.

Câmara de Agrimensura visita Centro de Imagens e Informações Cartográficas do Exército

16 de maio de 2008, às 11h15 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Durante reunião nacional dos coordenadores das Câmaras Especializadas de Agrimensura, os integrantes visitaram, em 8 de maio último, o Centro de Imagens e Informações Cartográficas do Exército, em Brasília. O objetivo foi apresentar os trabalhos desenvolvidos pelo Cigex aos coordenadores e membros das câmaras. Além disso, houve visita às instalações do centro.

Na oportunidade, foram iniciadas articulações sobre convênio entre Confea e o Cigex a fim de registrar os profissionais das áreas da Engenharia do Centro no Sistema Confea/Crea. Há sargentos que possuem formação em cartografia, topografia, fotogrametria e georreferenciamento. \”O convênio é necessário para incentivar que esses profissionais se registrem e recuperem seu acervo técnico\”, disse José Carlos Sopchaki, assessor da Presidência do Confea. Segundo ele, o exército é responsável pelo mapeamento de terras indígenas, abertura e manutenção de estradas e normatização da cartografia no Brasil, entre outras ações. O responsável por essa possível parceria é o eng. cartógrafo Major Duque Estrada, comandante do Cigex.

O capitão Ronald Alexandre Martins, eng. cartógrafo, fez apresentação sobre o papel do Centro, os trabalhos desenvolvidos, a evolução tecnológica e as parcerias já consolidadas com setores governamentais e empresas privadas.

Participaram da visita coordenadores e membros das Câmaras Especializadas de Agrimensura, conforme lista abaixo, o assessor da Presidência do Confea, José Carlos Sopchaki, e o assessor da Gerência de Relações Institucionais do Confea, Miguel Madeira.

Segundo Madeira, o grupo de coordenadores e membros das câmaras especializadas ficou impressionado com a receptividade e a apresentação e considerou importante a iniciativa de aproximação entre Confea e Cigex.

Os próximos passos da articulação será outra visita ao Centro, dessa vez com servidores do Confea, para que o Sistema Confea/Crea e Mútua seja apresentado aos militares.

Os integrantes das Câmaras presentes na visita foram Jair Vicente Manoel (AC), José Fercundes Filho (BA), Sebastião Cordeiro (CE), Antônio de Pádua Ferreira e Valdivino Leite (ambos de GO), Mariângela Braga Pinto e Carlos Divino Guimarães (ambos de MG), Vânia de Mello (MS), Oneida Bezerra (PI), Pedro Faggion (PR), José Carlos Castro (RJ), Ainda Randazzo (RS), Alcides da Silva e Valdomiro Francisco (ambos de SC) e João Luiz Braguini (SP).

*Equipe de Comunicação do Confea