Clicky
Marca do Crea-AP para impressão
Disponível em <https://creaap.org.br/noticia_antiga_644/>.
Acesso em 02/12/2022 às 13h08.

PROTECTION OFFSHORE LANÇA PROGRAMA INÉDITO DE GESTÃO SUSTENTÁVEL

11 de junho de 2008, às 11h48 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Unir ações responsáveis em um mesmo ambiente é o objetivo do Espaço S.A. – um programa inédito de gestão sustentável que será lançado durante a Protection Offshore 2008. O evento será realizada entre os dias 25 e 27 de junho, no Macaé Centro.

Desenvolvido pela ONG Vida Sustentável em parceria com a MG do Brasil, empresa organizadora da Feira, o projeto envolve a gestão dos resíduos sólidos gerados pelo evento e a conscientização ambiental do público participante.

Em uma área de dois mil metros quadrados serão apresentados uma média de 40 projetos de cunho cultural e socioambiental de empresas privadas, ONG’s, órgãos públicos e de universidades. O espaço ainda contará com uma usina modelo de reciclagem, devidamente equipada, que envolverá todos os processos da atividade, beneficiando os resíduos gerados desde a montagem até o término da Feira. O material reaproveitado e reciclado ainda será transformado em arte e toda a verba arrecadada com a venda dos objetos será destinada à compra de alimentos, que serão doados para entidades filantrópicas da cidade.

De acordo com o presidente da ONG Vida Sustentável, o ambientalista Paulo Moraes, o espaço visa promover a integração de iniciativas socioambientais que contribuam com o desenvolvimento sustentável do município de Macaé. “A nossa cidade é voltada em grande parte para o segmento de petróleo e gás. Se nós educarmos as empresas e a população, conseguiremos diminuir a produção do lixo, que é muito grande. A Protection será só a primeira etapa de uma gama de eventos do Programa Atitude Offshore, que irá desenvolver até a Feira Brasil Offshore, em 2009, ações de conscientização”, afirma.

No evento, a coleta seletiva e a triagem serão efetuadas por catadores de lixo do município devidamente treinados e, além do Centro de Triagem (CT), das oficinas de arte e artesanato e das exposições, o Espaço S.A. ainda terá salas de reuniões e realizará palestras, que envolverão profissionais da Uenf, Crea e Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Segundo o ambientalista Paulo Moraes, a montagem de uma casa modelo, ecologicamente correta, também está prevista para a área.

Entre as iniciativas, estarão presentes a “Teia de Sustentabilidade”, um projeto que envolve empresas de Macaé e participantes do Programa Tear, do Instituto Ethos; Energias renováveis e Mudanças Climáticas, da Uenf; Associação Cultural e Social de Ofícios Manuais de Macaé (Associarte); Recicloteca, que é uma biblioteca referencial sobre reciclagem; Barro Digital, que envolve projetos e produtos de materiais renováveis; entre outros trabalhos.

A ONG Vida Sustentável também estará participando do espaço, com o projeto “Flora Brasil Sustentável”, que envolve a recuperação dos recursos naturais regionais da Mata Atlântica; e a “Usina de Biodiesel”, que transforma o óleo de cozinha saturado e material vegetal em óleo combustível. A ONG já atua há mais de 30 anos em Macaé em prol da qualidade de vida. Na Protection Offshore, o espaço S.A. conta com o apoio da Petrobras; Prefeitura de Macaé, através do Fumdec; Rede Petro-BC e do site Click Macaé.

Fonte: Click Macaé