Clicky
Marca do Crea-AP para impressão
Disponível em <https://creaap.org.br/noticia_antiga_657/>.
Acesso em 29/06/2022 às 12h29.

PLENÁRIO DO CONFEA RECEBE SECRETÁRIO-GERAL DA CNBB

27 de junho de 2008, às 1h55 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

O segundo dia da sessão plenária nº 1351 do Confea foi marcado pela presença do secretário-geral da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Dimas Lara Barbosa. Dom Dimas falou sobre a Doutrina Social da Igreja Católica, abordando também questões atuais sobre fé e razão. E lembrou que “é muito bom ter o Confea como parceiro em ações como o combate à corrupção eleitoral”.

Dom Dimas é formado em engenharia eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Ele afirmou que a engenharia proporciona estrutura mental para assumir uma visão que acompanha o profissional durante toda a vida. A fé, segundo ele, tem repercussão em todos os setores, seja profissional, político, econômico. Às vezes é difícil compatibilizar fé e razão, já que a engenharia é bem cartesiana. Entretanto, é preciso alargar o sentido de razão, comenta. “A fé sem razão pode ser cega e fundamentalista. Por outro lado, a razão sem fé pode ser extremamente fria e lógica e não levar em conta a pessoa. Eu creio para compreender, mas eu compreendo para entender melhor”, afirma.

Segundo Dom Dimas, a Doutrina Social da Igreja tem como fundamento a pessoa humana, anterior até ao próprio Estado. O Estado existe para as pessoas. “Quando eu digo que o cerne da Doutrina Social da Igreja Católica é a pessoa, isso não significa que estamos contrários ao bem comum, pelo contrário, o intimismo é antagônico ao cristianismo. Na verdade, a pessoa tem de crescer em quatro dimensões: com Deus, com ela mesma, com o outro e com o mundo”. E, nessa visão de mundo, Dom Dimas lembrou as ações desenvolvidas pela CNBB, como as Campanhas da Fraternidade.

Por fim, o vice-presidente Ricardo Antônio de Arruda Veiga entregou, além de um certificado de participação, como “lembrança de que esteve conversando com nossos colegas engenheiros”, dois exemplares de publicações do Confea, que tratam sobre projetos no semi-árido brasileiro e na Amazônia.

Tânia Carolina Machado
Equipe de Comunicação do Confea