Clicky
Marca do Crea-AP para impressão
Disponível em <https://creaap.org.br/noticia_antiga_686/>.
Acesso em 25/09/2022 às 13h59.

CREA-AL É O MAIS NOVO INTEGRANTE DO SISTEMA MINERVAWEB

18 de agosto de 2008, às 1h08 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

O Crea-AL é o mais novo integrante do sistema de informatização MinervaWeb. Com isso, todo o sistema corporativo, como a expedição de ART, cadastros, fiscalização, certidões, acompanhamento de processos e outros serviços oferecidos aos profissionais foram modificados ganhando em agilidade. O programa entrará em funcionamento a partir do dia 1º de setembro em todo o estado.

No período de 11 a 15 de agosto, os funcionários do Crea-AL participaram de um treinamento sob a coordenação do gerente de informática do Crea-RN, Silvano Maia, com suporte técnico de Wanderson Santos, também do Crea norte-rio-grandense.

Nos próximos 10 dias serão realizados testes de aperfeiçoamento operacional, incluindo melhorias na infra-estrutura de informática para atender a demanda dos profissionais de Alagoas. No dia 1º de setembro o sistema será inaugurado oficialmente, com em pleno funcionamento em todo o estado.

Os usuários dos serviços do Crea-AL poderão agora emitir certidões e boletos, por exemplo, de qualquer computador, seja de casa ou do escritório, facilitando a vida de todos, já que esses e outros procedimentos eram realizados apenas na entidade.

Outra vantagem é que as inspetorias estarão conectadas em tempo real com a sede, portanto todos os dados estarão disponíveis para ambas as partes no momento em que são inseridos.

A idéia de criar um sistema padrão surgiu em 1994 no Rio Grande do Norte, na ocasião acontecia a reunião do Colégio de Presidentes. Em 1995 foi criada a primeira versão do sistema Minerva e em 2000, a versão da ART on-line.

O MinervaWeb é um sistema moderno e dinâmico, desenvolvido pelo Crea-RN, e já presente em cinco estados nordestinos: Paraíba Maranhão, Piauí e Alagoas, além do Rio Grande do Norte.

O Minerva WEB – uma versão do sistema totalmente voltada para a internet – foi concebida em 2008. Nesse sistema cada Crea tem um login e senha para acessar o universo de possibilidades ofertadas. Quando essa versão foi pensada, as finalidades principais eram integrar todos os módulos, padronizar e interligar todos os Creas que utilizam o sistema.

Fontes: Crea-AL e Crea-RN