Clicky
Marca do Crea-AP para impressão
Disponível em <https://creaap.org.br/noticia_antiga_739/>.
Acesso em 27/06/2022 às 02h55.

CONGRESSO BRASILEIRO DE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS COMEÇA TERÇA EM NATAL

10 de novembro de 2008, às 11h08 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, em parceria com a Associação Brasileira de Águas Subterrâneas (ABAS), promoverá o XV Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas, que acontece junto com a Feira Nacional de Água e o XVI Encontro Nacional de Perfuradores de Poços.

O evento começa na terça-feira (11) e vai até o dia a 14, no Hotel Blue Tree Pirâmide, na orla litorânea de Natal. O tema central central do congresso será: Água Subterrânea para Hoje e Sempre.

A programação vai discutir assuntos como, as águas subterrâneas e o saneamento ambiental, a gestão compartilhada de aqüíferos, planos diretores das cidades e águas subterrâneas, além da salinização e as possíveis soluções para a contaminação por nitrato.

De acordo com os organizadores, a escolha da cidade de Natal para o evento de comemoração dos 30 anos da ABAS é muito oportuna por três razões. Em primeiro lugar, representa uma homenagem à região Nordeste que viu o surgimento e os primeiros passos da hidrogeologia no Brasil, com a criação da SUDENE em fins da década de 50.

Em segundo lugar, constitui um reconhecimento ao excelente trabalho que vem sendo realizado pela SEMARH/RN na gestão dos recursos hídricos do Rio Grande no Norte. E, finalmente, nunca é demais lembrar que a Bacia Potiguar, no litoral norte desse Estado, abrigou o famoso Projeto Bacia Escola de Hidrogeologia, desenvolvido pela SUDENE entre 1965 e 1967. Nesse projeto, foi realizado o primeiro mapeamento hidrogeológico e avaliação de reservas, de que se têm notícias no Brasil, e foram formados alguns dos hidrogeólogos pioneiros do país.