Acesso em 27/06/2022 às 02h27.

ENTIDADES DA ÁREA TECNOLÓGICA CRIAM FÓRUM PARA TRATAR DA DRENAGEM URBANA DE NATAL

18 de dezembro de 2008, às 5h48 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Os profissionais, instituições e empresas da área tecnológica decidiram participar de forma mais efetiva das discussões e condução do Plano Diretor de Natal. O processo começa com a criação de um fórum de discussão sobre a drenagem urbana no bairro de Capim Macio. Ao final será elaborado um documento para ser entregue a prefeita natalense, Micarla de Souza, do PV.

A questão foi deliberação durante reunião do grupo de trabalho, ocorrida na manhã desta quinta-feira (18), reunindo dirigentes do CREA-RN, Clube de Engenharia, Sindicato dos Engenheiros (SENGE/RN), Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-RN), LR Engenharia e Consultoria e profissionais. O encontro aconteceu na sede do Crea-RN.

Na ocasião foi discutida a situação do saneamento e drenagem de Natal, com ênfase na situação do bairro de Capim Macio, zona sul de Natal. Numa avaliação técnica sobre o assunto, a realidade indica que os atrasos das obras podem implicar numa situação muito mais grave no próximo inverno, em virtude de hoje haver uma área impermeabilizada bem maior que antes.

Por outro lado, também serão coletados os dados sobre o saneamento e o esgotamento sanitário da cidade. Identificação dos gargalos e as soluções indicadas. O Plano Diretor de Natal será revisto de maneira detalhada, segundo avalia o presidente do Crea-RN, engenheiro civil Adalberto Pessoa de Carvalho.

Para o próximo encontro serão convidadas outras entidades. A idéia é ampliar os debates na busca das soluções sustentáveis, e ecologicamente corretas, para a urbanização da cidade. A criação do fórum nasce diante dos questionamentos da população e dos órgãos de controle social, em relação à drenagem urbana e o impacto ambiental resultante das obras na sociedade.

Participaram do encontro, o presidente do Crea-RN, Adalberto Pessoa de Carvalho, e o vice-presidente da entidade, engenheiro José D´arimatéa Fernandes; o presidente do IAB/RN, arquiteto Lucio de Medeiros Dantas Jr.; presidente do Clube de Engenharia, engenheiro João Luciano Dantas de Farias, e o vice-presidente Eunélio Silva; vice-presidente do Senge-RN, engenheiro Marcos Farias, dirigente da LR Engenharia e Consultoria, engenheiro Carlos Alberto Melo Rodrigues, além do superintendente em exercício do Conselho de Engenharia, Claudionaldo Câmara; e o engenheiro civil Kalazans Bezerra, superintendente licenciado da entidade.