Clicky
Marca do Crea-AP para impressão
Disponível em <https://creaap.org.br/noticia_antiga_789/>.
Acesso em 27/09/2022 às 05h15.

PROJETO DE ACESSIBILIDADE INSCREVE PROFISSIONAIS PARA CURSOS DE CAPACITAÇÃO

20 de janeiro de 2009, às 9h48 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

O Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte, através do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Defesa da Pessoa com Deficiência e Idoso, juntamente com o UNICEF, estão desenvolvendo o projeto “Fazendo a acessibilidade acontecer” no município de Mossoró. As inscrições para o curso de qualificação começam na quinta-feira (22), para os profissionais de engenharia e arquitetura, registrados no CREA-RN, interessados em participar do projeto.

A execução do projeto será coordenada pela Promotora de Justiça, Drª Patrícia Albino Galvão Pontes e pela Drª Giordana Calado, arquiteta, com mestrado em acessibilidade, cuja função principal é capacitar os profissionais da construção civil para que os mesmos possam projetar e construir espaços acessíveis, tendo por base a norma NBR 9050/04 e o Decreto 5.296/04. O curso terá uma parte teórica e o trabalho de campo que será realizado em 60 escolas do Município de Mossoró, para que que os participantes possam analisar as condições de acesso das mesmas, produzindo, por fim, o laudo de acessibilidade.

Conforme os organizadores, o projeto se justifica pela realidade de que, ainda hoje, são projetados e construídos espaços inacessíveis. Cada vez mais os profissionais serão cobrados pelo conhecimento da matéria, haja vista a obrigatoriedade de atenção às normas sobre acessibilidade. Portanto, os participantes desse projeto darão um passo à frente em suas carreiras, ampliando os seus conhecimentos, além do que eles serão certificados pelo Ministério Público e pelo UNICEF, o que enriquecerá os seus currículos, possibilitando-lhes um maior espaço no mercado de trabalho. Portanto, esse curso é uma oportunidade única para os arquitetos e engenheiros civis, que serão capacitados gratuitamente por uma profissional com mestrado em acessibilidade.

As inscrições estarão abertas no período de 22 de Janeiro á 06 de fevereiro de 2009 para os profissionais de engenharia e arquitetura, registrados no CREA-RN, que tenham interesse em participar desse projeto. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser realizadas diretamente na Promotoria de Justiça e Coordenadora do CAOP Minorias, através do telefone 3232.5103, no horário das 8h às 12h e das 13h às 17h; na sexta-feira das 7h30 às 13h. Ou através dos sites www.crea-rn.org.br, www.iabrn.org.br e www.mp.rn.gov.br.
Segundo Patrícia Albino Galvão Pontes, promotora de Justiça e Coordenadora do CAOP Minorias, após o término das incrições será agendada uma reunião com os interessados para que as atividades do projeto e as possíveis dúvidas possam ser esclarecidas.

Clique aqui para fazer sua inscrição.