Acesso em 04/10/2022 às 10h17.

CONPLAN FAZ A PRIMEIRA REUNIÃO DE 2009

29 de janeiro de 2009, às 5h28 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

A primeira reunião do ano do Conselho Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (CONPLAM), ocorrida na terça-feira (27), na sede do Conselho Regional de Arquitetura e Agronomia (CREA/RN), contou com a presença de todos os membros titulares, além de quatro suplentes, que vieram prestigiar a posse do ex-companheiro, o engenheiro Kalazans Bezerra, que assumiu a pasta da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (SEMURB).

Kalazans em seu discurso acenou para uma modernização da secretaria, que segundo ele não tem infraestrutura, nem pessoal suficiente para dar as respostas, que a sociedade tanto reclama. Definiu a situação da SEMURB como preocupante, mas informou que várias medidas já estão sendo tomadas para dar mais agilidade, no que diz respeito a informação e na análise de processos. “Estamos trabalhando para viabilizar parcerias com instituições de ensino, conselhos de classes, como o CREA/RN, a iniciativa privada para viabilizar nossos projetos, afirma ele.

Segundo ele até junho novos procedimentos estarão sendo implementados, como o sistema de informatização de todos os processos e a até o final do ano estaremos disponibilizando através da internet os alvarás, habite-se. “Daqui a dois anos esta secretaria será uma das mais modernas”, destacou.

Kalazans informou ainda que encontrou na secretaria cerca de 500 processos em tramitação, e muitos com cerca de 2 ou 3 anos, sem nenhuma resposta. Além disso, tem cerca de 8 mil processos objetos de denuncias, que esperam até hoje o julgamento, correndo o risco de prescrever. “Temos que dar uma resposta a esta situação. É por isso que a secretaria não é vista com bons olhos pelo empresariado, população e o Ministério Público”, ressaltou ele.

Convocou o Conselho para lhe ajudar e reverter este quadro e que os conselheiros são peças fundamentais neste processo de mudança em favor da cidade. “Esse é o compromisso da prefeita e o nosso também.” Encerrou.