Clicky
Marca do Crea-AP para impressão
Disponível em <https://creaap.org.br/noticia_antiga_806/>.
Acesso em 24/06/2022 às 19h55.

CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA PROJETOS DE ACESSIBILIDADE EM MOSSORÓ

27 de fevereiro de 2009, às 10h50 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Buscando melhorar a locomoção das pessoas portadoras de necessidades especiais, terá início na próxima segunda-feira (09), em Mossoró, o projeto “Fazendo a acessibilidade acontecer”. A capacitação é destinada aos arquitetos, engenheiros e técnicos da área da construção civil.

A iniciativa parte do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte, através do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Defesa da Pessoa com Deficiência e Idoso, juntamente com CREA-RN e a Unicef. As atividades se estendem até o dia 12, com participação de 42 profissionais habilitados pelo Crea-RN.

O curso é dividido em aulas teóricas e atividades de campo, com ações em 60 escolas do município de Mossoró. Na parte prática os participantes poderão analisar as condições de acesso nas escolas. Ao final será elaborado um laudo de acessibilidade, mostrando a situação verificada, com propostas de solução.

A execução do projeto está sendo coordenada pela Promotora de Justiça, Patrícia Albino Galvão Pontes, e a arquiteta Giordana Calado, mestra em acessibilidade. O curso vai capacitar os profissionais da construção civil para projetos e construção de espaços acessíveis, tendo por base a norma NBR 9050/04 e o Decreto 5.296/04.

O programa foi alavancado em função do grande número de ambientes ainda hoje projetados e construídos sem observar a acessibilidade, tornando-os intransponíveis as pessoas portadoras de necessidades especiais. No entanto, tem sido cada vez maior a cobrança do conhecimento da matéria aos profissionais pela sociedade, haja vista, a obrigatoriedade de atenção às normas sobre acessibilidade.

Os participantes do projeto estarão ampliando os seus conhecimentos. Os certificados serão emitidos pelo Ministério Público e pelo UNICEF, o que enriquecerá os currículos profissionais, possibilitando um maior espaço no mercado de trabalho.

Segundo a promotora de Justiça Patrícia Albino Galvão Pontes, que também coordena o CAOP Minorias, esse curso é uma oportunidade ímpar para os arquitetos e engenheiros civis, “que serão capacitados gratuitamente por uma profissional com mestrado em acessibilidade”. Todos os profissionais de engenharia e arquitetura inscritos no curso devem ser registrados no CREA-RN.

Maiores informações na Promotoria de Justiça e Coordenadoria do CAOP Minorias, através do telefone 3232.5103, ou nos sites www.crea-rn.org.br, www.iabrn.org.br e www.mp.rn.gov.br.