Clicky
Marca do Crea-AP para impressão
Disponível em <https://creaap.org.br/noticia_antiga_817/>.
Acesso em 29/06/2022 às 04h20.

22 DE MARÇO – DIA MUNDIAL DA ÁGUA

20 de março de 2009, às 2h29 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Num tempo em que a humanidade sofre com as alterações climáticas e com a redução dos recursos hídricos disponíveis, a comemoração do Dia Mundial da Água, em 22 de março, ressalta a importância da mudança de comportamento da sociedade e das autoridades para reduzir os impactos causados por esses fatores.

As profissões da área tecnológica têm um papel fundamental na criação de soluções inovadoras para esses problemas. Entretanto, pequenas mudanças em hábitos alimentares, por exemplo, podem ajudar no processo. Segundo informações do Conselho Mundial de Água, “para a plantação de 1kg de batatas são necessários apenas 100 litros de água enquanto que para a produção de 1kg de carne são necessários 13.000 litros”.

A utilização racional da água no Brasil faz parte dos objetivos da Política Nacional de Recursos Hídricos. Envolvendo representantes das diversas lideranças políticas e da sociedade civil, ela também prevê a promoção da capacitação e conscientização da sociedade brasileira em relação à conservação da água.

A fim de construir uma gestão sustentável dos recursos hídricos; aumentar a importância da água na agenda política; e formular propostas concretas para a solução dos problemas relativos à água, a cada três anos, é realizado o Fórum Mundial da Água. O evento reúne especialistas, gestores e políticos de cerca de 150 países, com debates técnicos de alto conhecimento. Atualmente está em sua quinta edição sendo realizada de 16 a 22 de março, em Istambul (Turquia). O tema do encontro é “Unindo as Divisões da Água”.

Equipe de Comunicação do Confea