Acesso em 04/12/2022 às 00h05.

EMBRAPA PROMOVE DEBATE SOBRE AGRONEGÓCIO DA SOJA NO CONE SUL

14 de abril de 2009, às 12h51 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Soja: fator de desenvolvimento do Cone Sul é o tema do V Congresso Brasileiro de Soja e do Mercosoja 2009, a serem realizados concomitantemente entre os dias 19 e 22 de maio, em Goiânia (GO), pela Embrapa Soja, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

A Embrapa Soja espera reunir cerca de 1600 participantes para debater as mais recentes inovações tecnológicas, promover discussão sobre as tendências da pesquisa e sobre os diversos aspectos que envolvem o agronegócio da soja no Mercosul e no mundo.

“Cientes da responsabilidade da organização destes eventos que reúnem toda a cadeia produtiva de soja no Cone Sul, estamos empenhados em promover um encontro de alto nível tecnológico, que apresente soluções e novos rumos para a soja na região”, afirma o chefe de pesquisa e desenvolvimento da Embrapa Soja, José Renato, Presidente dos eventos.

Brasil e a Argentina são o segundo e o terceiro maiores produtores mundiais de soja, respectivamente, atrás apenas dos EUA. Em 2008, o Mercosul respondeu por, aproximadamente, 115 milhões de toneladas, 52 % da produção mundial de soja. Assim, o Mercosul converteu-se no maior pólo produtor de soja, e a cultura a grande responsável pelo crescente volume de exportações e o conseqüente avanço da economia na região.

A conferência de abertura será proferida pelo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, que irá abordar Os efeitos da crise e as prioridades atuais para a agricultura brasileira. Na programação, constam ainda debates sobre biotecnologia, mudanças climáticas e seus impactos na agricultura; produção de fertilizantes no Brasil; manejo de doenças radiculares; controle de pragas; glyphosate em soja RR; sustentabilidade econômica e ambiental de sistemas integrados de produção, entre outros temas.

Os eventos irão contar com a presença de 58 palestrantes renomados, sendo 15 estrangeiros. A programação prevê a realização de 4 conferências, 10 painéis, 1 seminário e 5 minicursos. Além disso, haverá espaço para apresentação de trabalhos científicos, no formato de pôsteres.

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelo telefone (43) 3025-5223 ou pelo site www.cbsoja.com.br

Fonte: Lebna Landgraf (MTb 2903) – Jornalista:- Embrapa Soja