Clicky
Marca do Crea-AP para impressão
Disponível em <https://creaap.org.br/noticia_antiga_832/>.
Acesso em 30/09/2022 às 07h03.

ESCOLAS POTIGUARES SÃO CONTEMPLADAS PELO PROGRAMA ESCOLA ACESSÍVEL

16 de abril de 2009, às 4h35 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Mais de noventa escolas públicas do Rio Grande do Norte estão sendo beneficiadas pelo Projeto Escola Acessível do Ministério da Educação que objetiva apoiar as escolas na adequação arquitetônica dos prédios escolares com a construção de rampas, barras de apoio, alargamento das portas das salas de aulas e banheiros como forma de facilitar o acesso dos portadores de necessidades espaciais aos estabelecimentos de ensino.

O projeto contará em sua execução com o repasse de recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola do Ministério da Educação. O lançamento do programa aconteceu na segunda-feira, dia 06 de abril, às 9h, no auditório Angélica Moura, da Secretaria Estadual de Educação com as presenças do secretário de Educação, Ruy Pereira dos Santos e diretores de escolas públicas da rede estadual e municipais. O presidente do CREA-RN, Adalberto Pessoa de Carvalho, acompanhado do superintendente Claudionaldo Câmara, também estiveram participando do evento.

Durante o lançamento foi realizada uma exposição da Coordenadora das Promotorias Públicas dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Idosos, Patrícia Albino, sobre Direitos a acessibilidade sob o ponto de vista jurídico.

Em seguida, o subcoordenador de Educação Especial da Secretaria Estadual de Educação, Joiran Medeiros, falará sobre as Políticas públicas no contexto educacional sobre acessibilidade enquanto a professora Maria Eligilda Dutra Nunes fará uma apresentação da experiência da Escola Estadual Tarcísio Maia, na aplicabilidade dos recursos de acessibilidade.

O subcoordenador de Educação Especial/SEEC, Joiran Medeiros, falou que o programa Escola Acessível tem a finalidade de apoiar as escolas contempladas pelo programa na adequação arquitetônica dos seus prédios escolares facilitando o acesso dos portadores de necessidades especiais.

Serão beneficiadas pelo Programa Escola Acessível às escolas Alberto Torres, Dióscoro Vale, Jean Mermoz, Lourdes Guilherme, João Tibúrcio, Nestor Lima, Antonio Pinto de Medeiros, Stela Wanderley, Tiradentes, Zila Mamede, Waldo Pinheiro, Irmã Arcângela, Henrique Castriciano, entre outras.

Fonte: Secretaria de Educação e Cultura do RN