CURSO DE MELHORES PRÁTICAS EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS NO CREA-RN
18 de maio de 2009, às 11h45 - Tempo de leitura aproximado: 4 minutos
O CREA-RN em parceria com o PMI Chapter Pernambuco, está disponibilizando para o mercado do Rio Grande do Norte o “Curso de Melhores Práticas em Gerenciamento de Projetos”. O início está previsto para o dia 23 de maio. As vagas são limitadas.
Fique melhor preparado para conduzir seus projetos pessoais e profissionais, construindo uma metodologia de Gerenciamento de Projetos utilizando os conceitos do PMI: consolidado mundialmente e utilizada por instituições
americanas como NASA, IBM, INTEL, Governo dos Estados Unidos, e por empresas brasileiras de destaque como Promon, Petrobrás, Serasa, AgênciaClick, entre outras.
Estão sendo disponibilzadas 25 vagas por turma.
INVESTIMENTO:
R$ 600,00 ou (1+2) X R$ 200,00
Os valores acima incluem:
1. Templates de documentos a serem gerados durante todo o projeto.
2. Certificado de participação emitido pelo PMI-PE, único REP (Registered
Education Provider) da região.
3. Arquivo magnético com todos os slides apresentados nas aulas.
4. Coffee-Break
Carga Horária: 24 horas (para profissionais PMP, 16 PDUs)
DATA: 23 e 30 de maio e 06 de junho (sábados)
HORARIO: Das 08:00 as 12:00 e das 14:00 as 18:00
Local: Sede do CREA-RN
Inscrições:
Micheline Tomaz
Assessora do PROAP – CREA/RN
Email: micheline@crea-rn.org.br
PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE PMI – CHAPTER PE
CURSO: Básico em Gerenciamento de Projetos – Melhores práticas
CARGA HORÁRIA: 24 horas
DESCRIÇÃO:
Curso introdutório sobre conceitos, princípios e melhores práticas em
gerenciamento de projetos. Além da apresentação de conceitos teóricos, os
alunos poderão aprofundar o aprendizado através de análise de casos e
aprendizado de ferramentas práticas. No último módulo teremos a realização
de um “Jogo de Projetos” para praticar os conceitos discutidos durante o
curso, onde os alunos poderão colocar em prática os conhecimento adquiridos.
OBJETIVOS:
Capacitar o participante a descrever o ambiente de projetos, os envolvidos, os principais artefatos de um projeto, as fases do ciclo de vida e os principais processos característicos de cada fase de um projeto, bem como suas principais entradas, as ferramentas e técnicas mais largamente utilizadas e suas saídas. O participante exercitará e será capaz de estruturar os principais artefatos do projeto bem como utilizar as técnicas e ferramentas mais aceitas pelas melhores práticas. Também faz parte do objetivo do projeto que é este curso, que os alunos, em atividades coletivas, exercitem atributos e habilidades interpessoais importantes na prática do gerenciamento de projetos. Como objetivo final o participante deverá adquirir fluência no léxico do gerenciamento de projetos como propagado pelo PMI e deverá estar preparado para um estágio mais avançado de preparação específica para certificação ou para trabalhar como membro de equipes de projetos quer utilizem a metodologia do PMI ou não.
1. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Modulo I
• Apresentação do PMI
• Importância de uma Metodologia
• As Áreas de conhecimento e seus processos aplicados a GP
(apresentação das 9 áreas e a relação de processos de cada)
• Os cinco grupos de processos
(apresentar os agrupamentos por área e por fase)
• Iniciando o projeto:
o Termo de abertura do projeto
o Declaração preliminar de escopo
Modulo II
• Planejando o projeto:
o Envolvidos
o Equipe do projeto – RH
o Definir o ciclo de vida do projeto
o As Fases do projeto
o Definindo o escopo
o Elaborando a EAP
o Elaborar Cronograma
o Elaborar diagrama de rede
Modulo III
• Planejando o projeto (cont.):
o Elaborar matriz de responsabilidade
o Elaborar Orçamento do projeto – Custos – EVA
o Elaborar o Plano de comunicações
o Elaborar o Plano de aquisições
o Elaborar o plano de qualidade do projeto
o Elaborar o plano de gerenciamento de riscos
o Elaborar o plano de controle de mudanças do projeto
o Consolidar e aprovar o plano do projeto
Modulo IV
• Executando, controlando e encerrando o projeto
• Exemplos práticos de Planos de Projeto
• PMO
• Ética e Responsabilidade Profissional
• Softwares de GP
Modulo V
Dinâmica com metodologia PRIH, que possibilita o planejamento e execução de
um projeto real utilizando-se das teorias vistas nos módulos 1 e 2.
2. MÉTODOS E TÉCNICAS:
Todo o conteúdo será exposto em aulas teóricas e reforçado com discussões,
dinâmicas e estudos de casos.
3. BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
• Gerenciamento de Projetos para pequenas empresas, Maria Luiza Gomes de
Souza Passos, 2008, Brasport.
• Project Management: A Systems Approach to Planning, Scheduling, and
Controlling 8th Edition, Harold Kerzner, 2003, Wiley.
• PMP: Project Management Professional Study Guide, 3rd Edition, Kim
Heldman, 2005, Sybex.
• PMP Exam Prep, Fifth Edition: Rita’s Course in a Book for Passing the PMP
Exam, Rita Mulcahy, 2005, RMC Publications.
• A Guide to the Project Management Body of Knowledge, Third Edition (PMBOK
Guides), PMI, 2004.
• Como tornar-se Gerente de Projetos, de Paul Dinsmore
• Gerenciamento de Projetos: Estabelecendo Diferenciais Competitivos, 6ª
Edição, Ricardo Viana Vargas, 2005, Brasport.
• Gerenciamento de Projetos: Como Gerenciar seu Projeto com Qualidade,
dentro do Prazo e Custos Previstos, Paul Campbell Dinsmore, Fernando
Henrique da Silveira Neto, 2004, Qualitymark.
• Metodologia de Gerenciamento de Projetos – Methodware, Carlos Magno da
Silva, Flávio Ribeiro Vilacqua. Otualp Sarmento de Macedo, Luiz Fernando da
Silva Xavier, 2005, Brasport.
4. INSTRUTORES: Heron Santos, Paulo Camargo e Ricardo Barros
Todos os instrutores são:
• Filiados ao Chapter Pernambuco
• Certificados PMP há mais de 3 anos.
• Com mais de 10 anos de experiência como Gerente de projetos em projetos de
grande porte.
• Professores em disciplinas de Gerenciamento de projetos de cursos de pós
graduação.
• Avaliados positivamente por treinamentos anteriores em gerenciamento de
projetos para o governo do estado de Pernambuco e ONGs.