Clicky
Marca do Crea-AP para impressão
Disponível em <https://creaap.org.br/plenario-do-crea-ap-aprova-a-criacao-do-programa-mulher/>.
Acesso em 29/06/2022 às 03h01.

Plenário do Crea-AP aprova a criação do Programa Mulher

1 de agosto de 2021, às 16h04 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto


Na sessão plenária ordinária nº 298, realizada no dia 08 de julho de 2021, por videoconferência, os conselheiros do Crea-AP aprovaram a criação do Programa Mulher do Sistema Confea/Crea e Mútua no âmbito do Conselho amapaense. Para o desenvolvimento das atividades propostas, o referido programa prevê também a criação de um Comitê Gestor que será composto por profissionais dos diversos segmentos representativos, sob a coordenação do Presidente do Crea-AP, eng. civil Edson Kuwahara.

As conselheiras regionais eng. agr Terezinha Rocha e eng. eletric. Márcia Ribeiro parabenizaram a iniciativa do Regional, destacando a sua importância para a promoção da equidade de gênero no Sistema Confea/Crea e Mútua.

De acordo com os dados disponibilizados pelo Confea, o percentual de mulheres registradas atualmente no Sistema Confea/Crea corresponde a aproximadamente 15% em relação ao total de profissionais. O desafio principal é encontrar maneiras de estimular a participação feminina de forma protagonista dentro do Sistema Confea/Crea por meio de políticas e programas que sejam atrativos para as mulheres, bem como incentivar o registro profissional das engenheiras, agrônomas e profissionais das geociências após a sua formação acadêmica.

Sobre o Programa Mulher

Iniciado em 2018 e tendo como diretrizes principais o Plano Nacional de Política para Mulheres do Governo Federal, e diversos acordos internacionais, como a Convenção sobre a Eliminação de todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres (CEDAW), Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, composta por 17 metas relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o Marco de Parceria para o Desenvolvimento Sustentável 2017-2021 e a própria Constituição Brasileira, este Programa está fortemente comprometido com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável nº 05 da Agenda 2030 da ONU, na medida em que busca estimular o protagonismo das mulheres na construção de uma sociedade e de um Sistema Confea/Crea cada vez mais justo, igualitário e democrático.

 

Bruno Américo Lima Ferreira

Gabinete da Presidência